Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Metade dos cabeças-de-lista abandonou o mandato a meio

Também um quarto dos deputados eleitos deixou o Parlamento antes do fim da legislatura.

Metade dos cabeças-de-lista abandonou o mandato a meio
Notícias ao Minuto

17:36 - 07/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

Desde o início da legislatura, em 2011, 50% dos cabeças de lista e cerca de 25% dos deputados optaram por deixar o Parlamento.

Segundo o Económico, renunciaram ao mandato 40 dos 230 deputados eleitos em 2011, dois faleceram e 15 optaram apenas por suspender o mandato. A maioria dos casos verificou-se no seio do PS (16), seguido do PSD, com 14.

Entre os nomes daqueles que abandonaram o hemiciclo, destacam-se José Sócrates, Miguel Relvas, Fernando Nobre, Ana Drago e António José Seguro, que decidiram renunciar, além de Alberto João Jardim que optou por suspender o mandato.

Augusto Santos Silva, Ana Jorge, Helena André e António Serrano saíram por motivos pessoais. Pedro Silva Pereira e Carlos Zorrinho foram para Bruxelas. Fernando Medina saiu para a Câmara de Lisboa e Pedro Marques para uma empresa privada.

Basílio Horta, Bernardino Soares, Hélder Silva, Paulo Baptista Santos, Duarte Cordeiro e Ricardo Rodrigues, saíram devido às eleições autárquicas. Francisco Louçã saiu por motivos pessoais e João Semedo por motivos de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório