Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Quem ama a democracia não pode deixar a Grécia ser empurrada"

O dirigente do Livre/Tempo de Avançar congratula-se com a decisão do povo grego e diz que “não é possível exigir mais austeridade” à Grécia.

"Quem ama a democracia não pode deixar a Grécia ser empurrada"
Notícias ao Minuto

11:21 - 06/07/15 por Goreti Pera

Política Rui Tavares

Rui Tavares encara o resultado do referendo grego como uma “demonstração de coragem e firmeza perante todos os avisos e pressões, chantagens e ameaças, temores e rancores”.

Num artigo de opinião, que hoje assina no jornal Público, o dirigente do partido Livre/Tempo de Avançar explica que os gregos disseram ‘Não’ à aplicação de mais um pacote de austeridade e não à saída do Euro e ao afastamento da União Europeia”.

Aliás, frisa o historiador que “80% das pessoas não quer sair do euro nem da União Europeia”, pelo que são infundados os comentários a dar conta de que “a Grécia voltou as costas à Europa”.

Rui Tavares acredita que “os gregos não merecem menos” do que os “vários governos europeus” em que referendos resultaram num ‘Não’: Irlanda, Dinamarca, França e Holanda. Até porque, atira, “quem ama a democracia e a Europa não pode deixar a Grécia ser empurrada para a porta de saída da União”.

“Esta crise pode acabar amanhã se os mais inflexíveis dos governos europeus entenderem que não é possível exigir mais austeridade a uma economia deprimida e a uma sociedade exaurida”, garante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório