Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Referendo coloca nas mãos do governo "dever" de apresentar solução

O vice-presidente do PSD Marco António Costa disse hoje que o resultado no referendo de Atenas, onde tudo aponta para uma vitória do "não", coloca nas mãos do governo helénico o "dever" de apresentar uma solução para o país.

Referendo coloca nas mãos do governo "dever" de apresentar solução
Notícias ao Minuto

21:00 - 05/07/15 por Lusa

Política PSD

"A realidade torna-se muito simples: o referendo coloca agora nas mãos do governo grego a capacidade e o dever de apresentar uma solução para o impasse a que se chegou", declarou o social-democrata numa declaração sem direito a perguntas feita na sede do partido, na Lapa, em Lisboa.

Tal solução, acrescentou o social-democrata, deverá encontrar um equilíbrio entre as "legítimas aspirações dos gregos" mas tendo em conta o "respeito pelas regras da união monetária",

"Não é tempo para exaltações, muito menos para precipitações, antes de [haver] diálogo com realismo e responsabilidade", prosseguiu Marco António Costa.

O PSD, "contrariamente a outros, não navega ao sabor dos ventos", e "mantém inabalável o seu compromisso de projeto europeu", disse ainda o dirigente social-democrata, lembrando que Atenas continua a viver uma situação de "emergência financeira e social".

O "não" às propostas dos credores obteve 61,27% no referendo de hoje na Grécia, segundo números do Ministério do Interior grego, quando estão contados mais de 50% dos votos, enquanto o "sim" obteve 38,71%.

O referendo, o primeiro desde 1974, serve para os gregos decidirem se aceitam o programa apresentado pelos credores internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) há mais de uma semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório