Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

PS define listas com ex-líderes na 'sombra' de Costa

Com as eleições legislativas a aproximarem-se, o PS vai começar a elaborar a sua lista de candidatos a lugares na Assembleia da República.

PS define listas com ex-líderes na 'sombra' de Costa
Notícias ao Minuto

10:50 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Deputados

O PS tem nova tarefa pela frente, e uma tarefa que vai implicar um desafio: na preparação de listas, os socialistas terão de enquadrar figuras próximas de António Costa, mas também dos dois anteriores líderes, António José Seguro e José Sócrates.

A detenção de Sócrates, embora seja claro que o PS vai manter distinções entre a vida política e o curso da Justiça, continua a ter reflexos nas sondagens, podendo influenciar o voto.

Ao Diário de Notícias, fonte do partido explica que, em caso de afastamento das listas de figuras próximos do ex-primeiro-ministro, “o critério não será o de serem ‘socráticos’ mas antes quem prefira desalinhar com a linha traçada por Costa para separar as águas entre PS e Sócrates”, ou seja, ficaria de fora quem insistisse em tratar a detenção de Sócrates como caso político.

Além de Sócrates, convém recordar que Costa assumiu o cargo de secretário-geral após as primeiras primárias em Portugal, numa votação que dividiu os socialistas. Costa, porém, tentou desde cedo apelar à união e escolheu inclusive um ‘segurista’ – Eurico Brilhante Dias – para coordenar o trabalho de elaboração do programa que os socialistas vão levar a votos.

A unidade continuará a ser o consenso entre estas três forças no interior do PS – ‘costistas’, ‘seguristas’ e ‘socráticos’. Porém, dá conta o mesmo jornal, há quem receie ficar em lugares nas listas de deputados que dão menos garantias de eleição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório