Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Os ministros com vida mais difícil nos últimos meses de mandato

As eleições legislativas deverão realizar-se ou no final de setembro ou no início de outubro.

Os ministros com vida mais difícil nos últimos meses de mandato
Notícias ao Minuto

07:50 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

O Executivo de Passos Coelho está nos últimos meses de mandato. Com eleições à vista, há questões sensíveis que podem fazer dos próximos meses particularmente difíceis para alguns ministros.

Como dá conta o Diário de Notícias, um dos pontos mais sensíveis ficará por conta do ministério tutelado por Nuno Crato. Depois do fiasco que foi o início do último ano letivo, com atrasos e escolas a abrir com alunos sem aulas, o ministro da Educação já adiou por uma semana o início do próximo ano letivo – será de 15 a 21 de setembro. Qualquer falhanço ao nível do último ano irá acontecer precisamente à beira das eleições.

Outra ministra que enfrentará dificuldades será Paula Teixeira da Cruz. Depois de polémicas como a da plataforma Citius, que condicionou durante semanas o trabalho de juízes e advogados, a ministra está agora cada vez mais isolada. A Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, por exemplo, já cortaram relações institucionais com a governante.

Outra ministra que se encontra isolada é Anabela Rodrigues, responsável pela pasta de Administração Interna. Se as negociações com representantes da PSP sobre os estatutos foram difíceis, o mesmo se verifica agora com a GNR. Além do mais, o tempo é de verão e o verão por cá é muitas vezes sinónimo de incêndios, com a época de incêndios a chegar numa altura em que a Associação de Bombeiros Profissionais já pediu a demissão da ministra.

Finalmente, há ainda dois ministros com trabalho difícil pela frente. Paulo Macedo, ministro da Saúde, depois da polémica de atrasos em atendimentos nas urgências e das demoradas negociações em torno do medicamento para a Hepatite C, corre o risco de enfrentar uma prolongada greve dos enfermeiros. Já Pires de Lima, responsável pela tutela de Economia, continua com o dossier da privatização da TAP por finalizar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório