Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Presidenciais: Indecisão do PS demonstra "desorientação"

Novos candidatos vão gerar "a confusão" nas eleições presidenciais.

Presidenciais: Indecisão do PS  demonstra "desorientação"
Notícias ao Minuto

22:32 - 04/07/15 por Andrea Pinto

Política Marques Mendes

Para Luís Marques Mendes vai “começar a confusão” no que diz respeito às eleições presidenciais, tanto da parte da direita como da esquerda. Em análise ao surgimento de novos candidatos ao cargo de chefe de Estado, o comentador da SIC indicou, esta noite, os pontos que considera que vão agitar o panorama político nacional.

Á esquerda são três as situações apontadas.

Primeiro, a candidatura de Sampaio da Nóvoa que “não arranca e não tem força”; segundo a candidatura de Maria de Belém “que sempre foi mais ligada a Seguro do que a António Costa”; e terceiro a possibilidade do partido ‘rosa’ “não apoiar nenhum dos candidatos”.

“Sampaio da Nóvoa é uma ótima pessoa, mas isso não faz dele um bom candidato. A campanha não arranca e divide muito o PS”, disse Marques Mendes.

Já Maria de Belém, embora seja “uma figura” do partido que já conta com vários “apoios”, não “é uma candidata óbvia porque não tem uma relação com António Costa”, defendeu, lembrando que existe ainda candidatura de Henrique Neto.

Perante esta indecisão, questiona: o que vai fazer o PS?

“Se não tiver condições e houver divisão interna não apoia ninguém. Isto demonstra desorientação do PS e enfraquecimento da candidatura de Sampaio da Nóvoa”, afirmou.

Já do lado da Direita, a confusão também está prestes a começar.

Depois de Francisco Pinto Balsemão ter anunciado o seu apoio a Rui Rio será quase certo que este vá avançar com uma candidatura às presidenciais, defende o comentador.

“[Rui Rio] tem os seus objetivos muito mais direcionados para ser presidente do que para líder do PSD. É muito provável que apresente a sua candidatura na segunda quinzena do mês de julho”, referiu, considerando que a partir desse momento gera-se confusão no partido ‘laranja’ dado que Santana Lopes não “desistiu de se candidatar e Marcelo Rebelo de Sousa também deverá fazê-lo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório