Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"O pior é ninguém saber ao certo o que esta gente quer fazer da Europa"

O cronista pede aos seus leitores que fixem, para “memória futura”, os nomes de quem está a sacrificar ideais que fundaram a União Europeia: Merkel, Schäuble, Dijsselbloem, Lagarde, Juncker, Rajoy e Passos Coelho.

"O pior é ninguém saber ao certo o que esta gente quer fazer da Europa"
Notícias ao Minuto

11:25 - 04/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Sousa Tavares

Na perspetiva de Miguel Sousa Tavares, não será fácil para um grego saber em que deve votar no referendo. De um lado há um governo grego que descreve como “errático”. Do outro há uma “vontade punitiva dos credores” que ainda não se sabe até onde vai.

A opinião surge num artigo de opinião publicado pelo semanário Expresso, onde o autor diz que, relativamente aos credores, o pior é que “ninguém sabe ao certo o que esta gente quer fazer da Europa. Ou mesmo se a querem”, pode ler-se.

Sousa Tavares descreve ainda a última década comunitária como “um longo sono fatal”, em que se foram perdendo os valores de figuras fundadoras da União Europeia. “O grande exercício político consistiu em nada decidir e ficar de braços cruzados”, diz ainda sobre os anos de Durão Barroso em Bruxelas.

Sobre as medidas exigidas à Grécia para manter apoio financeiro, o cronista escreve ainda que “nada do que eles propõem para a Grécia tem a menor sustentabilidade económica”.

Já sobre as políticas de austeridade que marcam a Europa atual, escreve Sousa Tavares que não acredita que seja “uma ‘vendetta’ histórica da direita sobre décadas de predomínio intelectual e político de esquerda”. Na verdade, “provavelmente” é “apenas uma terrível combinação de insensibilidade e ignorância”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório