Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Grécia: Governo e PR trocaram noção de Estado por "seguidismo"

O ex-candidato presidencial Manuel Alegre considerou hoje que a posição do Governo sobre a crise na Grécia é "uma vergonha", e criticou também o Presidente da República por "seguidismo" aos que mandam na Europa.

Grécia: Governo e PR trocaram noção de Estado por "seguidismo"
Notícias ao Minuto

00:10 - 03/07/15 por Lusa

Política Manuel Alegre

"O Governo e o Presidente da República substituem razão de Estado por seguidismo perante os que mandam na Europa", declarou Alegre, acrescentando, no caso do executivo de Passos Coelho, que este quer "ganhar as eleições [legislativas deste ano] apostando no medo do cenário grego".

E acrescentou, numa conferência em Lisboa: "Não é esta a atitude que se espera de quem representa Portugal".

Para o histórico socialista, "Bruxelas e Berlim nunca quiseram" chegar a acordo com o governo da Grécia e "sempre quiseram e querem derrubar o governo legitimamente eleito" do país.

"O problema já não é só austeridade. O problema que está em causa na Grécia é a própria liberdade, não só a grega mas também a nossa e a de todos os povos europeus", acrescentou o antigo candidato à Presidência da República.

Bruxelas e Berlim, insistiu, "querem que os gregos ajoelhem para que fique claro que nesta Europa não pode haver alternativa".

"Não se pode fazer diferente. Só serão tolerados governos com visto prévio de Bruxelas e Berlim", advertiu Manuel Alegre.

E prosseguiu: "Aconteça o que acontecer, a Grécia já nos deu uma lição de dignidade. E por isso a Grécia não será vencida".

Marisa Matias (eurodeputada do BE), Francisco Louçã (antigo líder bloquista) Pacheco Pereira (antigo dirigente do PSD) e Hélia Correia (recente vencedora do Prémio Camões) são alguns dos outros oradores no encontro desta noite que decorre no Fórum Lisboa.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou hoje que as negociações com os credores internacionais vão ser retomadas a seguir ao referendo e defendeu que uma vitória do 'não' não significa virar as costas à Europa.

"No dia seguinte ao referendo, retomaremos de imediato os nossos esforços para alcançar um acordo" com os credores internacionais, disse hoje o chefe do Governo grego, numa entrevista à televisão grega ANT1, descrita em inglês na sua conta oficial no Twitter.

Alexis Tsipras continua a apelar ao voto no ?não' no referendo que no domingo vai perguntar aos gregos se aceitam - ou não - as propostas dos credores, mas defendeu que uma vitória do ?oxi' (não em grego) "não quer dizer não à Europa, mas exigir uma solução realista".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório