Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"A solidariedade europeia imporá que Portugal participe também"

Chefe do Executivo não avançou com valores ou percentagens que terão de ser disponibilizadas por Portugal caso Grécia entre no terceiro resgate.

"A solidariedade europeia imporá que Portugal participe também"
Notícias ao Minuto

20:00 - 01/07/15 por Goreti Pera

Política Passos Coelho

O primeiro-ministro escusou-se a indicar, em declarações dadas há instantes aos jornalistas, qual o valor que Portugal terá de disponibilizar caso a Grécia seja submetida a um terceiro programa de assistência financeira.

“É prematuro estar a falar em percentagem ou em valores, na medida em que nem sequer sabemos que montante será necessário. Não vou ajudar a fazer qualquer especulação”, afirmou Passos Coelho.

Em todo o caso, o chefe do Executivo assumiu que “a solidariedade europeia imporá que Portugal participe também” no caso de os gregos necessitarem de ajuda financeira. A acontecer, esta ajuda será carregada pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), composto por vários Estados, entre eles Portugal.

Instado a comentar a consulta popular convocada pelo governo grego para o próximo domingo, Passos Coelho foi pronto na resposta: “Não fomos nós que convocámos o referendo, não vamos fazer comentários sobre isso”.

Já em relação às recentes declarações do ministro das Finanças francês, que deu conta que os países pequenos – como Portugal – têm sido os que mais entraves têm colocado nas negociações, o primeiro-ministro explicou que o processo é “conduzido pelas instituições e não pelo ministro das Finanças de qualquer país”

“O que os ministros das Finanças fazem é responder às avaliações que são feitas por estas instituições, mas não são uma parte direta da negociação. Esse comentário nem sequer faz sentido”, atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório