Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Crise grega não pode "diminuir nem distrair" preocupação com Portugal

O secretário-geral do PS advertiu hoje que a questão entre a Grécia e as instituições europeias não pode diminuir ou desviar as atenções dos problemas existentes nacionais, que resultam do Governo português e não da crise grega.

Crise grega não pode "diminuir nem distrair" preocupação com Portugal
Notícias ao Minuto

18:27 - 01/07/15 por Lusa

Política António Costa

Esta posição foi assumida por António Costa, em conferência de imprensa, depois de questionado várias vezes sobre a posição do PS perante os mais recentes desenvolvimentos da crise entre a Grécia e as instituições da União Europeia.

"A preocupação que temos com a Grécia não nos pode diminuir nem distrair da preocupação que temos com Portugal, mais concretamente com aquilo que atinge o dia-a-dia dos portugueses e com aquilo que no dia-a-dia compromete a atividade das empresas portuguesas. Aquilo que acontece em Portugal, que atinge os portugueses e as empresas portuguesas não resulta do que se passa da Grécia, mas da atuação do Governo", sustentou o secretário-geral do PS.

Já antes, o líder socialista tinha acusado o Governo de se tentar "esconder atrás da Europa" e "do passado" para escapar a um balanço sobre os resultados da sua governação.

Quando confrontado com questões sobre a Grécia, António Costa voltou a defender a importância de um acordo entre o Governo do Syriza e as instituições europeias e a advogar que o referendo convocado para o próximo domingo pelo executivo de Atenas "é uma decisão que compete à Grécia e só à Grécia".

"O que nos compete a nós é olharmos para os problemas dos portugueses e encontramos uma alternativa. Essa alternativa passa por responsabilizar quem é responsável, que é a direita, e passa também por afirmar uma alternativa de confiança de quem pode mudar a política em Portugal, que é o PS", reagiu o líder socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório