Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PSD e CDS aprovam dia 10 linhas gerais do programa eleitoral

Os conselhos nacionais do PSD e do CDS-PP vão reunir-se no dia 10 para aprovar as linhas gerais do programa eleitoral da coligação "Portugal à Frente", disseram à Lusa fontes dos dois partidos.

PSD e CDS aprovam dia 10 linhas gerais do programa eleitoral
Notícias ao Minuto

16:04 - 01/07/15 por Lusa

Política Coligação

A convocatória da reunião do CDS-PP já seguiu para os conselheiros nacionais deste partido, e inclui na ordem de trabalhos um primeiro ponto de "debate sobre os princípios orientadores, carta de garantias e processo de construção da coligação" e pedido de "mandato para a conclusão das negociações".

O segundo ponto da ordem de trabalhos é a "aprovação da denominação, siglas e símbolos da coligação eleitoral" PSD/CDS-PP para as legislativas, anunciada pelos presidentes dos dois partidos no dia 25 de Abril.

A reunião do Conselho Nacional do CDS-PP tem ainda um último ponto de "apresentação, discussão e votação da proposta de coligação às eleições legislativas do CDS-PP/Açores com o PPM, bem como a sua denominação, siglas e símbolos".

No dia 25 de Abril, o primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e o vice-primeiro-ministro e presidente do CDS-PP, Paulo Portas, assinaram um compromisso para uma coligação entre os respetivos partidos nas legislativas.

Quatro dias depois, os conselhos nacionais dos dois partidos - órgãos máximos entre congressos - aprovaram esse compromisso.

No dia 3 de junho, PSD e CDS-PP apresentaram um documento intitulado "Portugal no caminho certo", com as "linhas de orientação geral para a elaboração do programa eleitoral" da coligação, associado a uma "carta de garantias".

Continua por divulgar a data de apresentação pública da versão final do programa eleitoral da coligação PSD/CDS-PP - que, há cerca de um mês, tinha sido remetida por Pedro Passos Coelho para "o final de junho".

Os conselhos nacionais do PSD e do CDS-PP terão de voltar a reunir-se para aprovar as listas de deputados da coligação "Portugal à Frente", o que provavelmente acontecerá só em agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório