Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Balsemão aconselha Rio a montar "cavalo do poder" para Belém

O fundador do PSD e antigo primeiro-ministro Francisco Balsemão instou hoje Rui Rio a montar o "cavalo do poder" como candidato a Presidente da República, dizendo que de todas as possíveis candidaturas esta é a que mais o entusiasma.

Balsemão aconselha Rio a montar "cavalo do poder" para Belém
Notícias ao Minuto

19:42 - 30/06/15 por Lusa

Política Presidenciais

"Os prazos vão encurtando. E o cavalo do poder raramente passa mais de uma vez à porta de quem o pode montar", afirmou o também patrão do grupo de Comunicação Social Impresa, dirigindo-se ao ex-autarca do Porto, na apresentação da biografia de Rio - 'Raízes de Aço' -, na sede lisboeta da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Rio, por seu turno, escusou-se a responder ao repto, alegando tratar-se de "questões de política conjuntural", embora expressasse "grande honra" e "orgulho" pelas palavras de alguém por quem tem "enorme respeito", deixando apenas escapar que "só muito junto à foz se notam as marés num rio".

"Por todas as razões de cidadania, de carreira, de provas dadas nas mais diversas circunstâncias, Rio tem o perfil adequado para exercer a Chefia do Estado, liderando a concretização do acordo de regime ou de governação nacional pelo qual ele, eu e muitos outros há tanto tempo nos batemos", afirmou Balsemão.

O antigo chefe de Governo disse também que, "de todas as candidaturas anunciadas, semi-anunciadas, verdadeiras, hipotéticas, etc., até agora conhecidas, a eventual candidatura de Rui Rio à Presidência da República é a que mais entusiasmo e confiança" lhe "inspira".

"A mim, e creio que a alguns milhões de portugueses", anteviu, destacando que o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto fala alemão e, além da "carreira política de provas dadas", tem "um curso universitário tirado numa faculdade de indiscutível boa reputação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório