Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PS quer quotas de 33,3% de mulheres em conselhos de administração

O PS apresentou hoje um projeto de lei para o estabelecimento de quotas mínimas de 33,3% de mulheres nos conselhos de administração e fiscalização do setor público e privado e nos cargos dirigentes da administração pública.

PS quer quotas de 33,3% de mulheres em conselhos de administração
Notícias ao Minuto

18:22 - 30/06/15 por Lusa

Política Projeto

O projeto de lei, que reflete uma medida que constava do programa eleitoral do PS, "estipula que nos órgãos colegiais de administração e fiscalização do setor público e privado (nas empresas cotadas em bolsa), nos cargos dirigentes da administração pública considerados por ministério, seja respeitada uma quota mínima de representação de ambos os sexos de 33,3%".

"No setor público, o incumprimento é sancionado com a nulidade do respetivo ato de designação, e no caso das empresas cotadas em bolsa do setor privado, atendendo aos especiais constrangimentos de índole constitucional, a opção passa por uma sanção de ordem reputacional, através de uma sinalização pública obrigatória do incumprimento através da internet", lê-se na exposição de motivos.

Para todas as empresas do setor privado prevê-se "a atribuição de benefícios fiscais, definidos anualmente em sede de Orçamento do Estado".

A iniciativa estabelece ainda "um regime de obrigatoriedade da adoção de planos de igualdade no setor público e privado" e determina "o envio de um relatório anual sobre a aplicação da lei à Assembleia da República até ao dia 08 de março de cada ano".

"Tal como sucedeu com a criação de condições jurídicas para se alcançar a paridade no processo de decisão política, importa agora reforçar o quadro jurídico para a paridade económica de mulheres e homens, através da fixação de limiares de paridade para a tomada de decisão de esfera económica, onde Portugal se posiciona em lugares de grande desvantagem no quadro europeu e internacional", argumentam os socialistas.

O PS considera que a aprovação deste projeto de lei terá "um impacto decisivo e representará uma mudança de paradigma no sentido de uma maior equidade e justiça social, e um reforço extraordinário para a promoção da Igualdade entre homens e mulheres na sociedade portuguesa".

O Governo assinou hoje com 13 empresas cotadas, que representam 70% da capitalização bolsista, um acordo de compromisso para promover a igualdade de género nos Conselhos de Administração, disse à Lusa o secretário de Estado Leonardo Mathias.

Ren, EDP, EDP Renováveis, BCP, CTT, Impresa ou Media Capital são algumas das empresas que assinam o compromisso.

O Governo tinha anunciado, em Conselho de Ministros realizado a 5 de março, que iria iniciar negociações com as empresas cotadas em bolsa para que estas se comprometam a incluir pelo menos 30% de mulheres nos respetivos conselhos de administração até ao final de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório