Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Comissão parlamentar analisa queixa de MPT contra Marinho e Pinto

A comissão parlamentar de Ética discute na quarta-feira uma queixa do Movimento Partido da Terra (MPT) sobre o mandato de eurodeputado de Marinho e Pinto, que entretanto fundou o Partido Democrático Republicano (PDR), disse hoje à Lusa o presidente daquela comissão.

Comissão parlamentar analisa queixa de MPT contra Marinho e Pinto
Notícias ao Minuto

18:00 - 30/06/15 por Lusa

Política Ética

O presidente da comissão parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação Pedro Lynce (PSD) confirmou à Lusa a informação avançada pelo Expresso de que iria analisar uma queixa do MPT que considera que Marinho e Pinto não pode exercer o mandato de eurodeputado tendo fundando um outro partido.

Pedro Lynce acrescentou ainda que a comissão vai analisar a renúncia ao mandato apresentada pela deputada e vice-presidente da bancada do Bloco de Esquerda Cecília Honório, o que, de acordo com fonte oficial do BE, se deve a "questões profissionais", já que é professora e, terminando agora o mandato e não se recandidatando, tem de estar na escola para preparar início ano letivo.

Ainda sobre Marinho e Pinto, o Expresso noticiou igualmente que depois de o eurodeputado ter sido formalmente eleito presidente do PDR, a direção do MPT decidiu agir judicialmente e enviar queixas à Comissão Nacional de Eleições, ao Parlamento e ao Tribunal Constitucional.

A Constituição determina que "perdem o mandato os deputados que se inscrevam em partido diverso daquele pelo qual foram apresentados a sufrágio", uma norma que é reiterada pelo estatuto do deputado, sendo que as normas do Parlamento Europeu remetem para as legislações nacionais a regulação da ação dos parlamentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório