Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

E a coligação já vai à frente do PS nas intenções de voto

Os socialistas foram ultrapassados numa sondagem sobre as eleições legislativas.

E a coligação já vai à frente do PS nas intenções de voto
Notícias ao Minuto

08:01 - 19/06/15 por Notícias Ao Minuto

Política Legislativas

Uma sondagem apresentada pelo Diário de Notícias revela que a coligação PSD/CDS está, pela primeira vez desde março de 2013, à frente ao Partido Socialista. No entanto, diferença percentual de apenas 1% é vista como um “empate técnico”, já que a margem de erro (3%) é superior à diferença entre os candidatos.

A sondagem foi realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica e mostra que, se as eleições legislativas fossem hoje, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas iriam obter 38% dos votos, enquanto António Costa se ficaria pelos 37%.

O último barómetro realizado para este órgão de comunicação colocava os socialistas perto da fasquia da maioria absoluta, ou seja com 45% das intenções de votos, tendo recuado oito pontos percentuais desde então.

“Com estas estimativas é muito complicado dizer se PDS/CDS ou PS estão à frente”, garante João António, investigador e responsável do CESOP, contudo “o número de indecisos é gigante” (26% dos inquiridos respondeu “não sabe”), sendo que serão estas pessoas a decidir o resultado das próximas legislativas.

A mesma sondagem mostra ainda que a avaliação feita da coligação enquanto Governo é bastante negativa, já que 28% dos inquiridos considera o desempenho “muito mau” e 35% crê que é “mau”. Por outro lado, 29% dos inquiridos classificam o mandato como “bom” e apenas 2% como “muito bom”.

Apesar de grande parte dos portugueses não considerar o desempenho do Governo positivo, 55% não acredita que outro partido fizesse um melhor trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório