Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

António Costa deixa Lisboa se Congresso do PS for antecipado

A recandidatura de António Costa à Câmara Municipal de Lisboa, tudo indica, está cada vez mais em risco. O socialista pode mesmo não vir a enfrentar o candidato do PSD, Fernando Seara, nas próximas eleições autárquicas, caso o Congresso do PS seja antecipado para antes deste sufrágio local. Isto porque o actual presidente da autarquia lisboeta poderá optar por medir forças com António José Seguro pela liderança do partido.

António Costa deixa Lisboa se Congresso do PS for antecipado
Notícias ao Minuto

08:24 - 29/01/13 por Notícias Ao Minuto

Política Autárquicas

O responsável pelo PS em Lisboa, Marcos Perestrello já lançou o alerta: “A direcção do PS, ao marcar directas e o congresso, não deve criar obstáculos à recandidatura de António Costa à presidência da Câmara Municipal de Lisboa”, admitindo que a candidatura do actual autarca poderá, efectivamente, estar em risco, além de imputar essa responsabilidade ao secretário-geral ‘rosa’, António José Seguro.

E porquê? Por que no círculo de apoiantes de António Costa existe a convicção de que o político só estará em uma das frentes: ou se recandidata a Lisboa, ou avança para o braço de ferro com Seguro, por forma a ficar à frente dos destinos do partido.

No fim-de-semana passado, saliente-se, uma das figuras residentes neste seio de apoiantes, sustentava, em declarações ao jornal i, que “se houver congresso agora, António Costa é candidato e não vai a Lisboa”. Em contrapartida, permanece a noção de que a realização de eleições internas já cria dificuldades porque Seguro já tem a máquina montada”, referiu outra fonte ao i.

Parece, pois, que se trocaram as voltas à "pressa", questionada por Seguro na semana passada. Se o responsável não a tinha, parece que passou a ter, enquanto Costa foi ‘obrigado’ a desacelerar a sua estratégia. Uma coisa será certa, a divisão interna instalou-se no maior partido da oposição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório