Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Presidenciais: Sete candidatos, três em reflexão e dois fora

Os candidatos anunciados às eleições presidenciais de 2016 são já sete, entre os quais uma mulher, havendo ainda há três personalidades em reflexão, Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio e Pedro Santana Lopes, todos antigos dirigentes do PSD.

Presidenciais: Sete candidatos, três em reflexão e dois fora
Notícias ao Minuto

18:05 - 30/05/15 por Lusa

Política Lista

Depois de muita especulação, o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres e o antigo líder da CGTP-In Carvalho da Silva já afastaram publicamente a possibilidade de se candidatarem.

Apesar de já estarem apresentadas sete candidaturas, ainda nenhuma foi formalizada junto do Tribunal Constitucional, o que requer pelo menos 7.500 assinaturas de apoiantes.

Lista de candidatos que já se apresentaram, potenciais candidatos e personalidades que se afastaram da corrida.

*** CANDIDATOS APRESENTADOS ***

*** Henrique Neto ***

Foi o primeiro a anunciar a candidatura. Ex-deputado do PS e empresário, Henrique Neto, 78 anos, apresentou-se numa cerimónia no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, a 25 de março. Pertencente a uma família ligada à indústria vidreira da Marinha Grande, é cofundador da empresa Iberomoldes.

Crítico dos governos socialistas de José Sócrates, no passado mês de janeiro Henrique Neto subscreveu o manifesto "Por uma democracia de qualidade", entregue ao Presidente da República, Cavaco Silva, e que pedia uma reforma do sistema eleitoral.

Frases:

"Portugal tem problemas que têm soluções de esquerda, mas seria mau desconhecermos que muitos dos problemas nacionais também têm soluções de direita. Sem me comprometer, ao longo da campanha, vou apresentar posições sobre os grandes problemas nacionais, a começar por uma visão estratégica, e os portugueses verificarão que estão lá coisas claramente de esquerda como estarão lá algumas coisas que são claramente de direita"

"Não temos de nos preocupar com mais apoio ou menos apoio dos partidos políticos"

25/03/2015

*** Orlando Cruz ***

É ex-militante do CDS, tem 62 anos, e apresenta-se como escritor. Nas autárquicas de 2013 concorreu, pelo Partido Trabalhista Português, à Câmara de Matosinhos, tendo obtido 0,68%, mas antes já se tinha candidatado também à autarquia do Porto.

Apresentou a sua candidatura à Presidência da República no dia 14 de abril, no Porto, a sua terceira, tendo garantido que desta vez vai levar a candidatura até ao fim.

Frases:

"Eu quero ser um Rui Moreira nesta candidatura".

"Os políticos que nós temos tido em Portugal são autênticos vigaristas".

14-04-2015

*** Paulo Morais ***

Antigo vice-presidente da câmara do Porto com os pelouros do Urbanismo, Ação Social e Habitação, durante o mandato de Rui Rio (PSD), de 2002 a 2005, Paulo Morais, 51 anos, notabilizou-se pelas posições anticorrupção. Pertence à associação cívica Transparência e Integridade e é professor universitário. Apresenta publicamente a sua candidatura a 18 de abril, no icónico café Piolho, no Porto.

Na apresentação da sua candidatura afirmou que as eleições se transformaram em "concursos para a escolha do maior mentiroso" e garantiu que se for eleito demitirá o Governo que não cumpra asa promessas eleitorais, tendo apontado como prioridades o combate à corrupção e a transparência das contas públicas.

Frases:

"Os partidos do poder transformaram os processos eleitorais em circos de sedução em que acaba por ganhar quem é mais eficaz a enganar os cidadãos. As eleições transformaram-se assim em concursos para a escolha do maior mentiroso. E o troféu em jogo neste concurso é a chefia do Governo".

"Temos uma política onde a mentira tem sido a marca recorrente. Os candidatos tudo prometem em campanha e uma vez no poder esquecem os seus compromissos eleitorais. Passos Coelho prometeu-nos o céu, mas remeteu-nos ao inferno".

18/04/2015

*** António Sampaio da Nóvoa ***

O ex-reitor da Universidade de Lisboa, de 60 anos, apresentou a sua candidatura a 29 de abril, no Teatro da Trindade, na capital.

Nascido em Valença, no Minho, conta com o apoio dos três antigos Presidentes da República Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, que estiveram presentes nas cerimónias de apresentação da candidatura em Lisboa ou do Porto.

Frases:

"Não venho para deixar tudo na mesma. Venho para juntar os portugueses em torno de um projeto de mudança, para restaurar a confiança na nossa democracia e no nosso futuro, com esperança, com determinação, com a coragem que os portugueses sempre revelaram nos momentos mais difíceis da sua História".

"O Presidente da República tem de restaurar a confiança dos portugueses no Estado de Direito, nas instituições, na autoridade moral e na credibilidade de quem desempenha um cargo público. Tudo farei para reforçar a democracia, para estimular governos e oposições a cumprirem as suas funções com sentido reformista e de Estado, para consolidar a cooperação institucional, para promover uma maior participação dos cidadãos na vida pública".

29- 04-2015

*** Castanheira Barros ***

Jorge Castanheira Barros é advogado e candidatou-se em 2010 à presidência do PSD. Apresentou a sua intenção de concorrer a Belém a 21 de maio, no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, onde se licenciou.

Castanheira Barros é natural do Porto, tem 63 anos, e já assumiu que se revê, "em alguns aspetos", no Bloco de Esquerda.

Frases:

"Será prioridade minha, enquanto Presidente da República, se for eleito, o combate à fome neste país. É ainda uma vergonha nacional".

"O que é esquerda e direita? Não sei. O meu discurso pautar-se-á pela abordagem de questões concretas e não destas abstrações".

21/05/2015

*** Paulo Freitas do Amaral ***

Eleito em 2009 presidente da junta de freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, em Oeiras, Paulo Freitas do Amaral é o candidato anunciado mais jovem - tem 36 anos.

Primo de Diogo Freitas do Amaral (ex-líder do CDS, ex-vice-primeiro-ministro e ex-candidato a Belém), apresenta publicamente a sua candidatura hoje numa sessão no concelho de Guimarães.

Frases:

"Quero a reaproximação das pessoas à política."

"Sei que sou talvez o candidato mais jovem e tenho debilidades da própria juventude. Ninguém é perfeito."

13-04-2015

*** Graça Castanho ***

Docente universitária Graça Castanho anuncia hoje em Ponta Delgada (ilha de S. Miguel, Açores) a sua pretensão de concorrer a Belém.

A concretizar-se esta candidatura, será a primeira vez no pós 25 de Abril que as eleições presidenciais podem vir a contar com um candidato oriundo dos Açores.

FRASES:

"Os Açores fazem parte do todo nacional. Depois de 40 anos de democracia não faz sentido nenhum que não haja um candidato ou uma candidata a partir dos Açores"

"Ter uma mulher açoriana a avançar é também promover as mulheres e a força das mulheres na discussão dos destinos comuns do nosso país".

30-05-2015

*** PERSONALIDADES EM REFLEXÃO ***

*** Marcelo Rebelo de Sousa ***

Desde 2013 que Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, não se exclui de uma candidatura a Belém -- fê-lo no seu habitual programa de opinião na TVI, ao domingo à noite, onde faz os seus comentários políticos.

Foi fundador do então PPD, em 1974, líder do PSD durante três anos, de 1996 e 1999, no pós-cavaquismo. Foi deputado à Assembleia Constituinte e também ministro da Presidência no final da década de 70. O professor de Direito é hoje membro do Conselho de Estado.

Frases:

"Não me estou a excluir [das presidenciais]."

"[Não dirá que não será candidato "nem que Cristo desça à Terra", como disse em 1996 relativamente à liderança do PSD?] Não digo eu, não diz o Barroso, não diz ninguém."

27-10-2013

*** Pedro Santana Lopes ***

O ex-primeiro-ministro e antigo líder do PSD abriu totalmente o jogo numa entrevista ao DN em janeiro. Pedro Santana Lopes, 59 anos, incluiu-se, assim, no lote de presidenciáveis.

E tem falado do assunto nos seus comentários na SIC-Notícias, além de aceitar convites para falar em conferências pelo país, organizadas ou não por estruturas do PSD.

Frases:

"Disse que não aceitava ser excluído das hipóteses à direita para as presidenciais. Excluído já não estou. Estou incluído nelas. Da hipótese a candidato vai uma distância. Quando decidir aviso."

05-01-2015

"É importante perceber o que cada um dos possíveis candidatos presidenciais pensa sobre o país. O próximo Presidente da República tem que se assumir muito como chefe de Estado, na prática, pois já passou o tempo do Presidente sentado no seu lugar."

31-03-2015

*** Rui Rio ***

Foi deputado do PSD, secretário-geral do partido quando Marcelo Rebelo de Sousa era líder. Depois, ganhou a câmara do Porto, onde cumpriu dois mandatos.

Rui Rio, 58 anos, foi apresentado por um ex-ministro de Durão Barroso, Nuno Morais Sarmento, de forma muito abrangente. Numa entrevista ao Observador, a 26 de março, Sarmento afirmou que Rio deve ser "visto como possível candidato a qualquer função, primeiro-ministro ou Presidente da República".

O ex-autarca portuense tem sido prudente nas suas declarações públicas sobre uma eventual candidatura de Belém.

Frases:

"Eu era hipócrita se dissesse que não penso [nas presidenciais]. Então, com notícias quase todos os dias. É tarde para quê, para as Presidenciais? De forma nenhuma, bem pelo contrário"

23-04-2015

*** FORA DA CORRIDA A BELÉM ***

*** António Guterres ***

A 10 de abril, o antigo primeiro-ministro desfez as dúvidas, dizendo, numa entrevista à televisão Euronews, que não é "candidato a candidato".

O antigo primeiro-ministro (1995-2001) e ex-secretário-geral do PS era o candidato natural da liderança de António Costa do partido, como já fora do seu antecessor, António José Seguro.

Guterres iniciou funções como o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados em junho de 2005, foi reeleito em 2010 para um mandato que terminava em junho e foi prolongado, em fevereiro, até ao final deste ano.

Frase:

"Já me fizeram essa pergunta muitas vezes e eu respondo sempre que não sou candidato a ser candidato. Sempre me interessei pelo serviço público e pretendo continuar a fazê-lo, mas o que gosto mais de fazer é o tipo de função que tenho atualmente, que permite ter uma ação permanente e direta sobre o que se passa no terreno."

10-04-2015

*** Manuel Carvalho da Silva ***

Manuel Carvalho da Silva, 66 anos, liderou a CGTP-In durante 26 anos, entre 1986 e 2012, quando deixou o cargo de secretário-geral para Arménio Carlos. Foi militante comunista e é atualmente coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas.

Em entrevista à Antena 1, a 12 de março, o sindicalista afirmou que não é obcecado com uma candidatura presidencial, mas afirmou-se disponível concorrer em 2016.

Porém, a 08 de maio, em entrevista à Lusa, colocou-se fora da corrida a Belém.

Frase:

"Eu manifestei disponibilidade mas nunca me inscrevi na corrida, nem me coloquei na linha de partida. Mas isso não vai acontecer, não vai haver uma candidatura minha à Presidência da República".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório