Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo trabalha "afincadamente" para a TAP ser "bem privatizada"

O ministro da Economia, Pires de Lima, assegurou hoje que o Governo está a trabalhar "afincadamente" para que a TAP seja "bem privatizada", considerando que qualquer cenário alternativo seria "muito triste" para a companhia.

Governo trabalha "afincadamente" para a TAP ser "bem privatizada"
Notícias ao Minuto

18:36 - 29/05/15 por Lusa

Política Privatização

"Creio que seria bom que a TAP viesse a ser privatizada, é nesse sentido que estamos a trabalhar e estou confiante de que isso será possível. É a melhor forma de proteger a TAP, de proteger o interesse nacional, de assegurar que a TAP tem capital para poder crescer e desenvolver-se", afirmou Pires de Lima aos jornalistas no Ministério da Economia, em Lisboa.

De acordo com o ministro da tutela, "qualquer cenário alternativo será um cenário muito triste para a TAP".

No entanto, "e apesar de muitas incompreensões e de algumas faltas de sentido de Estado que notámos neste processo, continuamos a trabalhar afincadamente para que o resultado seja uma TAP privatizada e bem privatizada" reforçou Pires de Lima.

As propostas vinculativas e melhoradas dos dois candidatos que ainda estão na corrida à privatização da TAP, German Efromovich e David Neeleman, terão de ser apresentadas até às 17:00 do dia 05 de junho, segundo um despacho da ministra das Finanças, publicado na quinta-feira em Diário da República.

O Governo decidiu, na semana passada, em Conselho de Ministros, continuar a negociar a compra da transportadora aérea com Gérman Efromovich e David Neeleman, afastando o consórcio de Miguel Pais do Amaral.

A proposta de Gérman Efromovich, dono da operadora aérea Avianca e do grupo Synergy, inclui a entrega de 12 novos aviões Airbus após a transferência das ações da companhia e a renovação da frota da Portugália com aviões Embraer até 2016, sendo que o empresário propõe recapitalizar a empresa em 250 milhões de euros, segundo informações avançadas pela imprensa.

David Neeleman, patrão da companhia aérea brasileira Azul e que está em parceria com Humberto Pedrosa, do grupo Barraqueiro, promete reforçar a TAP com 53 novos aviões e investir 350 milhões de euros.

A decisão final poderá ser conhecida a partir de dia 05 de junho e antes do Conselho de Ministros de dia 11 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório