Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cavaco manterá Governo em gestão se PS não tiver maioria

O líder do PS defendeu hoje "uma maioria" para os socialistas nas próximas legislativas e afirmou que se o seu partido "não tiver maioria absoluta, o Presidente mantém este Governo em gestão até abril" de 2016.

Cavaco manterá Governo em gestão se PS não tiver maioria
Notícias ao Minuto

13:54 - 23/05/15 por Lusa

Política António Costa

Em entrevista ao jornal "on-line" Observador, António Costa disse que "é sempre saudável que os Governos sejam maioritários", e faz uma interpretação do Presidente da República, Cavaco Silva, de "não aceitar" governos maioritários".

"Creio que os portugueses percebem que têm uma escolha muito clara pela frente: ou dão condições de governação maioritária ao PS ou terão de ver arrastar em agonia a atual coligação, em governo de gestão, pelo menos até fevereiro do próximo ano", afirmou.

Havendo uma segunda volta das eleições de 2016, acrescentou, esse "quadro de incerteza" de "manter o Governo em gestão até fevereiro, abril do próximo ano", o que seria "extremamente negativo".

Noutro ponto da entrevista, o secretário-geral do PS considerou impensável que seja convidado um governador do Banco de Portugal "sem consultar" os socialistas.

Um dia depois de vários jornais terem noticiado que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, quer a continuação do atual governador, Carlos Costa, o secretário-geral defendeu que o seu partido deveria ser consultado sobre essa opção.

"Sobretudo tendo em conta o calendário tão particular como o que estamos a viver, será para mim impensável que o Governo tome a iniciativa de convidar quem quer que seja para governador do Banco de Portugal sem que seja numa consulta com o PS", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório