Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Nenhum país cresce se deixar colapsar setor da construção"

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que o setor da construção é "vital" para o crescimento económico e defendeu que é necessário um amplo consenso nacional em torno do objetivo da reabilitação urbana.

"Nenhum país cresce se deixar colapsar setor da construção"
Notícias ao Minuto

14:05 - 19/05/15 por Lusa

Política António Costa

Estas posições foram preconizadas pelo líder socialista no início de um almoço promovido pela revista "Vida Imobiliária", que juntou dezenas de representantes deste setor.

António Costa sustentou que nenhum país pode crescer "deixando colapsar o setor da construção civil, que perdeu desde 2008 37 mil empresas e 260 mil trabalhadores, e apostando exclusivamente nos bens transacionáveis".

"Relançar o setor da construção é vital para a economia", advogou, antes de referir que a crise financeira mundial de 2008 teve também o efeito de alterar o paradigma do setor.

"Há agora menos casa própria e mais mercado de arrendamento, menos construção nova e mais reabilitação e densificação dos centros urbanos. Estamos perante um novo paradigma positivo com prioridade à reabilitação urbana", defendeu.

Neste ponto, António Costa advogou que é preciso aumentar a confiança do mercado imobiliário e a existência de um grande consenso nacional em torno da aposta na reabilitação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório