Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

PS não comenta conversas do PR com jornalistas sobre eleições

O PS recusou-se hoje a comentar as posições assumidas pelo Presidente da República numa conversa com jornalistas sobre a data das próximas eleições legislativas, durante a qual salientou que só por uma vez se realizaram em setembro.

PS não comenta conversas do PR com jornalistas sobre eleições
Notícias ao Minuto

17:55 - 04/05/15 por Lusa

Política Legislativas

"Não comentamos conversas do senhor Presidente da República com jornalistas", disse à agência Lusa fonte oficial da direção do PS, partido que já defendeu publicamente a existência de vantagens políticas (a separação face às eleições presidenciais) e financeiras (preparação atempada do Orçamento do Estado para 2016) caso as eleições legislativas tivessem sido antecipadas para maio ou junho deste ano.

No domingo, em conversa informal com os jornalistas que estão acompanhar a sua visita à Noruega, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recordou que a única ocasião em que as eleições legislativas se realizaram em setembro foi em 2009, para evitar a coincidência de datas com a realização das eleições autárquicas.

Sem revelar a data para que se 'inclina', o chefe de Estado adiantou que em Belém já foram "estudadas todas as datas possíveis" e "como foi feito no passado", nomeadamente em 2009.

"Tive de marcar para 28 de setembro, foi a única vez que as eleições foram em setembro, porque havia uma coincidência [com as autárquicas], de tal forma que houve um grande debate se não deviam ocorrer no mesmo dia. Foi em 2009", referiu, referindo então que a maioria dos partidos se opôs à simultaneidade das eleições legislativas e autárquicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório