Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Cavaco Silva aponta Noruega como "parceiro desejável"

O Presidente da República apontou hoje a Noruega como "um parceiro desejável" de Portugal, considerando que é possível os dois países desenvolverem uma parceria estratégica em assuntos do mar e desempenharem um papel de liderança na Europa.

Cavaco Silva aponta Noruega como "parceiro desejável"
Notícias ao Minuto

10:50 - 04/05/15 por Lusa

Política Visitas

"A nosso ver, a Noruega é claramente um parceiro desejável", afirmou o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, na abertura do seminário sobre "Cooperação na ciência e tecnologia dos oceanos entre Portugal e a Noruega", realizado no Conselho de Investigação da Noruega, em Oslo.

Falando perante cientistas marinhos, académicos e empresários de biotecnologia marítima portugueses e noruegueses, Cavaco Silva enfatizou "a necessidade incontornável" de Portugal consignar mais recursos ao desenvolvimento da sua economia do mar e transformar a "sua pequena base numa fonte económica sólida para o país".

"A economia e as principais políticas públicas estão a atravessar um processo de mudança. Não obstante, temos de construir novos caminhos para o crescimento económico sustentável e para a criação de emprego", enfatizou.

O chefe de Estado acrescentou que uma nova política e economia do mar exige novos parceiros, sendo possível Portugal e a Noruega desenvolverem uma "parceria estratégica" em assuntos no mar, visando promover as suas "economias azuis".

Na sua intervenção, proferida em inglês, o Presidente da República comparou ainda Portugal e a Noruega, sublinhando que existe muito mais em comum entre os dois países do que se possa pensar à primeira vista.

"Os nossos países são, na Europa, dois dos mais ocidentais e orientados para o Atlântico. Ambos estão vinculados ao mar e têm uma rica história marítima. Em termos geográficos, são dois gigantes marítimos da Europa. As ciências marinhas e a investigação são uma prioridade fundamental para ambos os países e os setores da pesca têm um peso considerável nas economias tanto da Noruega como de Portugal", disse.

Além disso, continuou, também são dois países complementares, com a Noruega situada à entrada do Oceano Ártico e Portugal próximo do Mar Mediterrâneo e à entrada da Bacia do Atlântico Sul.

"A Noruega tem amplos recursos piscícolas e nós temos uma grande variedade de recursos marinhos com uma biodiversidade inigualável na Europa. Já para não falar, obviamente, que os noruegueses capturam o bacalhau que nós tradicionalmente consumimos", acrescentou.

Na primeira das sete intervenções que o Presidente da República fará sobre o tema do mar durante a sua visita oficial de três dias à Noruega que teve hoje início, Cavaco Silva deixou ainda "pistas" sobre áreas onde os dois países podem cooperar e mesmo "desempenhar um papel de liderança na Europa" no domínio das ciências do mar.

"A energia, incluindo a energia 'offshore', é outra área-chave de cooperação", referiu, apontando também as áreas da biotecnologia marinha e as tecnologias subaquáticas como "indústrias muito importantes no futuro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório