Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Cavaco lembra que legislativas de 2009 foram as únicas em setembro

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recordou hoje que a única ocasião em que as eleições legislativas se realizaram em setembro foi em 2009, para evitar a coincidência de datas com a realização das eleições autárquicas.

Cavaco lembra que legislativas de 2009 foram as únicas em setembro
Notícias ao Minuto

21:59 - 03/05/15 por Lusa

Política Eleições

Em conversa informal com os jornalistas durante uma viagem de avião para a Noruega, onde aterrou hoje à noite, o chefe de Estado voltou a ser questionado sobre a data das eleições legislativas, que terão de ocorrer entre 14 de setembro e 14 de outubro, conforme estabelece a Constituição.

Sem revelar a data para que se 'inclina', o chefe de Estado adiantou que em Belém já foram "estudadas todas as datas possíveis" e "como foi feito no passado", nomeadamente em 2009.

"Tive de marcar para 28 de setembro, foi a única vez que as eleições foram em setembro, porque havia uma coincidência [com as autárquicas], de tal forma que houve um grande debate se não deviam ocorrer no mesmo dia. Foi em 2009", referiu, lembrando que a maioria dos partidos se opôs à simultaneidade das eleições legislativas e autárquicas.

Por outro lado, continuou, há que pensar em que data é que os partidos terão de entregar as listas de candidatos consoante o fim de semana escolhido para as eleições, pois "a certo momento" o prazo limite "fica nas férias".

"E há ainda a campanha eleitoral, pois se não têm cuidado ocorre nas praias", gracejou.

Interrogado se não poderá ser prejudicial escolher o dia 4 de outubro, já que é a véspera do dia da Implantação da República, o Presidente da República encolheu os ombros, declarando apenas: "já não é feriado".

Na quinta-feira, Cavaco Silva já tinha revelado que iria anunciar a data das eleições legislativas em julho, depois de ouvir os partidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório