Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cavaco Silva parte no domingo para a Noruega

O Presidente da República parte no domingo para uma visita oficial de três dias à Noruega, com passagem por Oslo e Bergen, e uma agenda centrada no mar.

Cavaco Silva parte no domingo para a Noruega
Notícias ao Minuto

15:01 - 02/05/15 por Lusa

Política Presidente da República

Com uma comitiva de mais de 50 personalidades, investigadores, empresários de biotecnologia e de setores como a energia, construção e tecnologia, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, chegará a Oslo ao início da noite de domingo, embora a agenda da visita só tenha início na segunda-feira de manhã.

Dar a conhecer Portugal aos noruegueses e relançar as relações económicas entre os dois países, com destaque para os setores do mar e da energia, são os principais objetivos desta visita oficial.

O tema do mar estará, aliás, logo presente no primeiro ponto do programa oficial, na segunda-feira de manhã, com um seminário sobre "cooperação na ciência e tecnologia dos oceanos entre Portugal e a Noruega", que contará com a presença do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

O final da manhã e início da tarde estarão reservados para encontros institucionais, primeiro com os reis da Noruega, que oferecem um almoço a Cavaco Silva, e depois com a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, com quem participará numa conferência de imprensa conjunta.

Antes de um jantar oferecido por Erna Solberg, Cavaco Silva irá ainda inaugurar a exposição "Álvaro Siza Vieira: Visões do Alhambra".

Na terça-feira, o dia de trabalho voltará a começar cedo, com o Presidente da República a juntar ao pequeno-almoço um grupo de empresários e investidores do setor energético, entre os quais responsáveis das principais empresas portuguesas do setor da energia, como a Galp, REN, EDP Inovação, EFACEC, e, da parte norueguesa, representantes da indústria naval, fundos financeiros, do setor da energia e gás, entre outros.

Depois, Cavaco Silva terá ainda um breve encontro com a delegação 'multissetorial' de empresários portugueses que acompanha a sua visita, entre os quais representantes de setores como a cortiça, calçado, vinho, azeite, calçado, produtos alimentares, cerâmica e produtos para a indústria petrolífera e construção.

Dali, a comitiva presidencial partirá para Bergen, onde à tarde o chefe de Estado irá presidir à abertura do encontro de cientistas do Institute of Marine Research e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, visitando de seguida o navio da Guarda Costeira norueguesa "KV Tor".

Antes de um encontro com a comunidade portuguesa residente da Noruega, Cavaco Silva terá ainda oportunidade de fazer uma rápida visita ao mercado do peixe e à zona do porto, classificada como património mundial da UNESCO.

Já na quarta-feira, o mar preencherá totalmente o último dia da visita, com a comitiva a partir logo pela manhã num navio.

Depois de visitar a plataforma Leroy Fish Farm, onde assistirá a uma apresentação sobre o sistema de alimentação dos peixes, o chefe de Estado partirá para a Estação de Pesquisa do Institute of Marine Research, em Sauneset.

Já depois do almoço, que terá lugar em Bekkjarvik Gjestgiveri, a comitiva partirá para a última etapa da visita, chegando ao cais de Hjellestad ao início da tarde.

Além da ministra da Agricultura e do Mar e do ministro da Educação, acompanham o Presidente da República à Noruega os ministros da Defesa e do Ambiente, além do secretário de Estado da Energia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório