Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Deputada apanhada com excesso de álcool justificou faltas com doença

A deputada do PS Glória Araújo, que no início do mês foi detida por conduzir com 2,41 gramas de álcool por litro de sangue, justificou a sua ausência no Parlamento por motivo de doença, revela o jornal i. Já sobre um possível pedido de levantamento da sua imunidade parlamentar, ainda nada se sabe.

Deputada apanhada com excesso de álcool justificou faltas com doença
Notícias ao Minuto

06:55 - 22/01/13 por Notícias Ao Minuto

Política PS

A deputada socialista Glória Araújo, que no passado dia 4 de Janeiro foi apanhada a conduzir com excesso de álcool (2,41 gramas de álcool por litro de sangue), justificou as três faltas que deu na semana a seguir à detenção por motivo de doença.

Ao todo, Glória Araújo deu quatro faltas, correspondendo a primeira ao dia em que foi detida pela PSP. Mas, para essa ausência não apresentou qualquer justificação.

A deputada, conta o i citando registos do Parlamento, só voltou a marcar presença numa reunião plenária no dia 16, quando a polémica já tinha ‘acalmado’.

O jornal explica que os deputados que não justifiquem as faltas podem ter um desconto no ordenado ou até perder o mandato caso deixem “de comparecer a quatro reuniões do plenário por cada sessão legislativa, salvo motivo justificado”. O que, no caso da deputada Glória Araújo, se não tivesse apresentado qualquer justificação, corresponderia à perda do mandato.

Ainda assim, a deputada do PS pode ser penalizada com um desconto de 1/20 do ordenado, dado que não justificou uma das faltas. Assim sendo, arrisca-se a perder cerca de 180 euros (considerando um vencimento de pouco mais de 3600 euros ilíquidos).

Já sobre o pedido de levantamento da imunidade parlamentar, para que Glória Araújo possa responder pelo crime de condução sob efeito de álcool, nada se sabe. Contactado pelo i, o presidente da Comissão de Ética, Mendes Bota, confirmou que “até ao momento” não lhe chegou “às mãos qualquer pedido”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório