Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Governo quer acabar com diferenças salariais entre género

O Governo vai propor hoje em concertação social que as empresas adotem planos de igualdade para acabar com a discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho, nomeadamente corringindo as diferenças salariais.

Governo quer acabar com diferenças salariais entre género
Notícias ao Minuto

06:50 - 28/04/15 por Lusa

Política Concertação Social

O Governo vai propor hoje em concertação social que as empresas adotem planos de igualdade para acabar com a discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho, nomeadamente corrigindo as diferenças salariais.

Esta é uma das recomendações apresentadas num documento de suporte à discussão do tema da igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, que integra a ordem de trabalhos da reunião de concertação social, convocada para hoje, a pedido do Gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

De acordo com o documento enviado aos parceiros sociais, as empresas podem candidatar-se ao financiamento, com fundos europeus, de projetos que tenham como objetivo a eliminação de desigualdades salariais.

As recomendações do Governo são apresentadas na sequência de um relatório do ano passado que referia um diferencial salarial médio entre homens e mulheres de 18%, em desfavor das mulheres.

A Comissão Permanente de Concertação Social vai ainda discutir as alterações ao Fundo de Compensação do Trabalho e Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho.

Esta será a última reunião plenária desta comissão presidida por Silva Peneda, que deixa o cargo quinta-feira, para assumir funções na Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório