Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Nóvoa quer consensos mas não "para deixar tudo na mesma"

O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa defendeu hoje, em Lisboa, que "é muito importante que haja consensos" entre os partidos políticos, "mas não consensos para deixar tudo na mesma", reiterando que Portugal precisa de um "grande momento de mudança".

Nóvoa quer consensos mas não "para deixar tudo na mesma"
Notícias ao Minuto

16:45 - 25/04/15 por Lusa

Política Candidatos

António Sampaio da Nóvoa, que falava aos jornalistas durante a tradicional marcha que se realiza no 25 de Abril, entre o Marquês de Pombal e o Rossio, disse que não teve oportunidade de ouvir o discurso do Presidente da República, Cavaco Silva, esta manhã, na Assembleia da República, que apelou aos compromissos interpartidários para garantir a estabilidade política, mas considerou que os consensos políticos têm de conduzir a uma mudança.

"É muito importante que haja consensos, é muito importante que haja dimensões para o futuro, mas não consensos para deixar tudo na mesma. A situação que se vive hoje não é uma situação boa para os portugueses, é uma situação em que há uma crise grave e, se o consenso é para ficar tudo igual, acho que é melhor que não haja", disse o ex-reitor da Universidade de Lisboa, que vai formalizar a sua candidatura à Presidência da República na próxima semana.

Para Sampaio da Nóvoa, "é necessário obviamente grandes pactos de estabilidade entre os portugueses" e "é necessário um pacto de mudança".

No entanto, acrescentou, "essa dinâmica de mudança tem de abranger todos os setores da sociedade portuguesa", incluindo "muita gente que está nos partidos e muita gente que não está nos partidos" e mesmo "muita gente que não vota, que se abstém hoje, porque está desiludida" com a situação do país.

"Precisamos de um grande momento de mudança para Portugal e esperamos que esse momento seja conseguido ao longo deste ciclo eleitoral, nas legislativas e nas presidenciais", afirmou ainda o pré-candidato presidencial às eleições de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório