Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Passos vetou medidas da troika que PS agora 'recupera'

Dá conta o Expresso que o Partido Socialista tem três propostas políticas que já tinham sido previamente desenhadas pelo FMI e vetadas pelo Executivo liderado por Pedro Passos Coelho.

Passos vetou medidas da troika que PS agora 'recupera'
Notícias ao Minuto

16:58 - 25/04/15 por Notícias Ao Minuto

Política Três propostas

Durante o programa de ajustamento, a troika defendeu três propostas que agora são apresentadas pelo Partido Socialista liderado por António Costa.

As medidas, a saber, a reintrodução do imposto sucessório, a criação do complemento salarial para os trabalhadores abaixo do limiar mínimo e o contrato de trabalho único, foram defendidas pela troika. Porém, o Executivo liderado por Pedro Passos Coelho opôs-se a elas e vetou-as.

Explica o Expresso que é o caso do complemento salarial, por exemplo, que chegaria pela via de um crédito fiscal, na prática um ‘imposto negativo’ aplicável a todos os que durante um ano declarassem um rendimento do trabalho inferior ao limiar da pobreza.

A medida foi sempre empurrada pela coligação para um período pós-troika, mas é agora recuperada pelos economistas socialistas que apresentaram um modelo macroeconómico em que se baseará o programa do PS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório