Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Subsidiar trabalhadores pobres. É esta a primeira medida do PS

António Costa recebe esta terça-feira no Largo do Rato o documento elaborado por 12 economistas em que se sustenta a posição económica do PS face às propostas políticas que pretende apresentar aos portugueses.

Subsidiar trabalhadores pobres. É esta a primeira medida do PS
Notícias ao Minuto

08:04 - 21/04/15 por Notícias Ao Minuto

Política Programa Eleitoral

O líder socialista já tinha dado o mote há dias. “10% das pessoas que têm emprego e trabalham estão abaixo do limiar da pobreza. Como é que, com esta realidade, o primeiro-ministro fala dos custos do trabalho?”, questionava António Costa.

A verdade é que o ‘combate’ a esta desigualdade será uma das primeiras medidas a apresentar pelo secretário-geral do Partido Socialista. Segundo dá conta o Diário de Notícias, a equipa de 12 economistas, liderada por Mário Centeno, apresentará uma proposta de subsídio para os trabalhadores considerados oficialmente pobres.

Na prática, este apoio será dirigido a pessoas que ganham até 411 euros por mês, sendo que as estatísticas do INE apontam para que haja cerca de 440 mil pessoas nesta situação. Ou seja, trabalham mas não conseguem deixar a pobreza.

Esta subvenção será uma espécie de complemento salarial anual, permitindo aos trabalhadores que não conseguem um rendimento anual que lhes permita ficar acima da linha de pobreza ganhar mais alguns euros.

A expetativa é que com este apoio, cujo acesso será calculado a nível familiar e apurado tendo em conta o IRS, permita a estes trabalhadores aumentar o seu poder de compra.

O custo será de aproximadamente 350 milhões de euros por ano, sendo uma medida que se pagará a si própria, uma vez que, de acordo com a convicção socialista, aumentando o rendimento a propensão ao consumo aumenta, fazendo crescer a base de coleta de impostos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório