Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PS não tem dinheiro para pagar água e luz

No PS de Leça da Palmeira, a título de exemplo, será realizada uma assembleia de militantes durante o dia porque não há luz para que a mesma possa ser realizada há noite. O passivo do PS é de 11 milhões de euros.

PS não tem dinheiro para pagar água e luz
Notícias ao Minuto

07:30 - 18/04/15 por Notícias Ao Minuto

Política Dívidas

Desde 2011, ano em que o PS perdeu as eleições legislativas para o PSD, que o partido agora liderado por António Costa vive no ‘vermelho’. Se entre 2005 e 2011 o PS recebia do Estado cerca de 9 milhões de euros (subvenção pública anual), depois da derrota nas urnas o valor auferido desceu para menos de metade.

De acordo com notícia avançada este sábado pelo jornal Expresso, o PS pediu um empréstimo bancário para ter dinheiro para a campanha eleitoral que se aproxima, tendo inclusive renegociado os juros do valor monetário que já devia. E mais. A direção do partido está a ponderar hipotecar alguns edifícios para garantir esse empréstimo.

“O PS enfrenta uma situação orçamental exigente. Nessas circunstâncias, medidas como a negociação de crédito e das respetivas condições ou a avaliação o património do partido – em relação ao qual, garanta-se, não há qualquer intenção de alienação – não são mais do que medidas de boa gestão, aplicáveis a qualquer instituição ou entidade”, disse ao Expresso o secretário nacional do PS para a Administração, Luís Patrão.

Na última reunião da Federação Distrital do Porto, realizada na segunda-feira e a cuja gravação de áudio o Expresso teve acesso, são mencionados os problemas de liquidez que as várias secções do partido enfrentam.

Existem secções que há meses que não recebem as verbas que é suposto receberem por parte da sede nacional, o que faz com que contas de água ou luz fiquem por pagar como acontece, por exemplo, no PS de Leça da Palmeira e de Gaia.

A hipótese de que as sedes concelhias do partido possam vir a ser “hipotecadas para garantir um empréstimo” é avançada ao Expresso por uma fonte do PS que preferiu manter-se no anonimato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório