Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Costa com Soares ao lado celebra domingo os 42 anos do PS

O secretário-geral do PS encerra domingo, no Porto, ao lado de Mário Soares, uma festa/comício que assinalará simultaneamente 42 anos da fundação deste partido, 41 anos do 25 de Abril e 40 anos das primeiras eleições democráticas.

Costa com Soares ao lado celebra domingo os 42 anos do PS
Notícias ao Minuto

17:12 - 16/04/15 por Lusa

Política Porto

"Vamos celebrar o PS como partido pilar da democracia portuguesa", declarou à agência Lusa Luís Patrão, membro do Secretariado Nacional, salientando em seguida a contribuição que os socialistas deram para a "consolidação" da democracia portuguesa, assim como a vitória do PS nas eleições para a Assembleia Constituinte em 1975.

"Com a conjugação das celebrações da fundação do partido, da revolução de Abril e do nosso triunfo nas primeiras eleições livres, queremos mostrar um PS historicamente atuante e vencedor na sociedade portuguesa. Vamos comemorar o que aconteceu neste período histórico, mas também o contributo decisivo que o PS deu para que tudo isso acontecesse", frisou ainda o dirigente socialista.

Na festa de aniversário do PS, Luís Patrão destacou a presença do antigo Presidente da República e primeiro líder dos socialistas, Mário Soares, "que fez muita questão de se deslocar ao Porto".

Além do caráter relativo à evocação do percurso seguido pelo PS ao longo dos seus 42 anos de existência, Luís Patrão referiu também a circunstância de a "festa política" de domingo ter lugar a cinco ou seis meses das eleições legislativas.

"Estamos num momento crucial da vida nacional, no qual os portugueses se preparam para escolher entre duas visões distintas do país, da Europa e do mundo: Uma visão - a do PS - que defende o Estado social em conjugação com o rigor na gestão pública; e outra visão - a da maioria PSD/CDS - que considera que a estabilidade financeira só é alcançável com a destruição do Estado social", sustentou, tentando assim traçar um cenário de bipolarização política em relação às próximas eleições.

Para assinalar mais um aniversário da fundação do PS em Bad Munstereifel, na República Federal Alemã, em 1973, a direção dos socialistas colocará à disposição dos seus simpatizantes e militantes que pretendam deslocar-se ao Porto um comboio especial, denominado "Comboio da Democracia".

António Costa viajará neste comboio, com capacidade para cerca de 900 passageiros e com partida ao início da manhã, da Gare do Oriente, em Lisboa, tendo paragens previstas em Vila Franca de Xira, Azambuja, Santarém, Pombal, Coimbra e Aveiro, com chegada à estação de São Bento, no Porto, por volta das 13:00.

Logo na Estação de São Bento, segundo o PS, os passageiros do "Comboio da Democracia" serão recebidos em ambiente de festa, com a atuação de vários ranchos folclóricos.

Antes das intervenções políticas, previstas para o meio da tarde, no pavilhão Rosa Mota, estão previstas atuações de André Sardet, de Luís Represas e João Gil, do grupo Diapasão e dos Lucky Duckies.

Serão ainda prestadas homenagens ao fado e ao canto alentejanos - já classificados como património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO -, numa sessão em que atuarão o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, o Grupo Etnofolclórico "Renascer da Areosa" de Viana do Castelo, a Banda Filarmónica do Louriçal e o Ranho Folclórico da Velha Guarda da Nazaré.

No recinto do pavilhão Rosa Mota, serão colocadas bancas alusivas a cada uma das regiões do país, contendo artesanato e gastronomia típica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório