Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Jaime Gama é "presidenciável", diz Vital Moreira

Em 2009, Vital Moreira foi cabeça de lista do PS às eleições europeias. Os socialistas ficaram em segundo lugar, atrás do PSD, com 26,5% dos votos, quase 18% menos do que tinham tido cinco anos antes.

Jaime Gama é "presidenciável", diz Vital Moreira
Notícias ao Minuto

18:00 - 08/04/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

Vital Moreira tem aproveitado o seu espaço na blogosfera, na página ‘Causa Nossa’, para comentar as presidenciais, que se deverão realizar no início de 2016. E se a opinião do antigo cabeça de lista do PS às europeias sobre Sampaio da Nóvoa não é a melhor, já sobre Jaime Gama é particularmente elogiosa.

Foi logo no início da semana que Vital Moreira deixou a opinião expressa sobre uma eventual candidatura do antigo reitor da Universidade de Lisboa. Na perspetiva do jurista, Sampaio da Nóvoa é um “provável ‘trouble maker’[um criador de problemas, na tradução literal] institucional”.

Mas se no início da semana Vital Moreira deu a entender que tinha algumas reticências sobre o perfil de Sampaio da Nóvoa para o cargo de Presidência da República, esta quarta-feira deu a conhecer no blogue Causa Nossa um outro perfil, que lhe parece mais adequado.

Sobre Jaime Gama, escreve Vital Moreira que se trata de “um peso-pesado da vida política nacional”. E diz ainda que “há protocandidatos a Belém” e que depois “há os presidenciáveis em sentido próprio. Estes são naturalmente mais raros do que aqueles”, pode ler-se.

Vital Moreira diz ainda que o antigo governante “com distinção em Belém o papel de garante das instituições democráticas e da separação de poderes”, mas também o “de árbitro isento” e o “moderador que se espera do Presidente da República entre nós”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório