Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Candidatura de Sampaio da Nóvoa é folar de Páscoa para Marcelo"

A confirmar-se a candidatura de Sampaio da Nóvoa à Presidência da República esta será uma “novidade” no panorama político português. Porquê? Porque se trata de um “outsider da política”, explica Marques Mendes.

"Candidatura de Sampaio da Nóvoa é folar de Páscoa para Marcelo"
Notícias ao Minuto

21:36 - 04/04/15 por Patrícia Martins Carvalho

Política Marques Mendes

O comentador, que falava no seu espaço de comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, começou por enumerar os três problemas que, na sua opinião, a possível candidatura de Sampaio da Nóvoa vai enfrentar.

O primeiro prende-se com o facto de vir a ser “vista como uma candidatura de recurso, porque não há António Guterres nem António Vitorino”.

O segundo, aponta Marques Mendes, está relacionado com o perfil de Sampaio da Nóvoa: “é um ilustre desconhecido que tem um grande prestígio académico e é conhecido entre as elites, mas não é conhecido entre o povo, no país real”.

Por fim, o social-democrata refere que, por se tratar de um “outsider da política”, este poderá ser um obstáculo à sua eleição.

“É uma novidade. Ao longo destes 40 anos de democracia tivemos presidentes da República que são pesos pesados da política nacional. Será que o país quer um Presidente da República que, tendo um bom currículo académico, não tem um currículo político?”, questionou.

Além dos problemas que uma quase certa candidatura de Sampaio Nóvoa irá enfrentar, Marques Mendes apontou também as três consequências que daí irão resultar.

Assim, o comentador considera que com o entrar na corrida presidencial do ex-reitor da Universidade de Lisboa não irá restar “espaço para a candidatura mais ou menos anunciada de Carvalho da Silva”. Mas não só. Irá também “gerar algumas divisões no interior do Partido Socialista”.

Por fim, Marques Mendes descreveu esta alegada candidatura como uma “prenda de Páscoa para Marcelo Rebelo de Sousa”, pois este é “popular e conhecido” o que irá facilitar-lhe a vida num confronto com Sampaio da Nóvoa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório