Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

CDU entrega pedido de novo apuramento dos votos

O mandatário da candidatura da CDU na Madeira, Leonel Nunes, revelou hoje que a coligação já entregou o recurso junto ao Tribunal Constitucional para a constituição de uma nova assembleia de apuramento geral relativa aos votos das eleições de domingo na Madeira.

CDU entrega pedido de novo apuramento dos votos
Notícias ao Minuto

18:14 - 01/04/15 por Lusa

Política Madeira

Esta assembleia visa "a recuperação rigorosa e fiável da correspondência entre os votos expressos pelos eleitores e os constantes das atas das assembleias de voto e os resultados finais apurados".

"Entregámos antes de esgotar o prazo, entregámos pouco antes das 16 horas", disse.

Fonte do Tribunal Constitucional (TC) confirmou à Lusa que deram entrada três recursos relativos às regionais da Madeira: da CDU, do MAS e da Plataforma de Cidadãos.

De acordo com os prazos previstos na lei, uma decisão final não deverá acontecer antes da próxima segunda-feira, já que o TC terá agora de notificar os partidos concorrentes até à tarde de quinta-feira e decidir definitivamente o recurso nas 48 horas posteriores (sendo sábado, 'atira' o prazo para o dia útil seguinte).

A assembleia geral de apuramento de votos das eleições legislativas regionais antecipadas de domingo reuniu-se na terça-feira nas instalações do representante da República onde, depois de fiscalizados os votos, atribuiu mais um deputado à CDU/PEV, anunciando, assim, em edital, a retirada da maioria absoluta ao PSD.

Momentos depois, a mesma assembleia retirava o deputado da CDU e conferia, de novo, a maioria absoluta ao PSD devido a um "erro informático" porque o sistema não tinha contado os votos registados na ilha do Porto Santo.

"Vamos aguardar conscientes de que algumas das anomalias que apontamos sejam tidas em conta pelo Tribunal Constitucional e, acima de tudo, o que se pede é que seja eleita também uma nova assembleia que faça a fiscalização dos votos e de todas as anomalias que ocorreram e que seja também uma assembleia plural", adiantou o mandatário da CDU na Madeira.

Leonel Nunes criticou ainda as condições em que decorreu a assembleia que, segundo sustentou, decorreu num espaço exíguo.

"Não podíamos exercer aquela tarefa que nos competia que era fiscalizar o trabalho dos membros da assembleia, os votos que se pretendia fiscalizar ou qualquer outra anomalia e ainda fomos diversas vezes ameaçados que podíamos ser expulsos do local", denunciou.

"Isto não são condições para funcionar uma assembleia de apuramento final", deplorou.

A CDU realça, em comunicado, que "perante a multiplicação de casos conhecidos que indiciam uma desconformidade entre os votos expressos e os resultados proclamados, perante o funcionamento irregular e anómalo da assembleia de apuramento geral, impõe-se a reposição da legalidade e a correção de erros e irregularidades que tenham sido cometidos".

A CDU sublinha que "com este recurso não pretende obter no Tribunal o que não obteve nas urnas, mas tão só que o apuramento confirme a real expressão da vontade dos eleitores da Madeira e a confirmação do terceiro mandato da CDU que corresponderá à retirada da maioria absoluta do PSD na Região".

O PSD-Madeira viu terça-feira confirmada a sua 11.ª maioria absoluta, depois de uma noite atribulada em que, durante duas horas, um erro informático retirou aos sociais-democratas um resultado que têm conquistado em todas as eleições desde 1976.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório