Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Afinal, PSD tem mesmo maioria absoluta na Madeira

Faltava contar os votos de Porto Santo, que acabou por dar a maioria absoluta ao PSD/Madeira uma hora depois de o ter perdido, conta o Diário de Notícias.

Afinal, PSD tem mesmo maioria absoluta na Madeira
Notícias ao Minuto

22:27 - 31/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições na Madeira

A assembleia de apuramento das legislativas de domingo na Madeira detetou um erro informático depois de afixar o edital que retirava a maioria absoluta ao PSD, não tendo sido considerada a votação do Porto Santo.

Após a contabilização destes votos, o PSD terá reconquistado a maioria absoluta, perdido uma hora antes depois de afixado o edital com a eleição de um terceiro deputado da CDU.

Recorde-se que, de acordo com os resultados totais provisórios divulgados no domingo pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI), o PSD venceu com maioria absoluta (44,3%) as eleições regionais antecipadas na Madeira, mas a verificação da assembleia de apuramento geral, realizada hoje, ditou a perda dessa maioria absoluta, facto que, a confirmar-se, aconteceria pela primeira vez desde 1976.

Segundo o edital afixado na residência oficial do representante da República no final da assembleia de apuramento geral, o PSD teria passado de 56.690 para 56.574 votos, suficiente para perder o 24.º deputado, que lhe dava a maioria, em benefício da CDU, que, apesar de ter descido de 7.082 para 7.060, conseguiria eleger o terceiro deputado.

Contudo, menos de duas horas depois de esse edital ter sido afixado, fonte da assembleia de apuramento reconheceu a existência de um erro informático que não contabilizou os votos do Porto Santo.

[Notícia atualizada às 22h33]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório