Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Taxas, Benfica e chineses. O que comprometeu Costa

António Costa renuncia hoje ao seu mandato na Câmara Municipal de Lisboa e a Rádio Renascença analisa os últimos meses em que o autarca foi também líder do PS, recuperando os três episódios em que o presidente da autarquia colocou o candidato a primeiro-ministro em ‘maus lençóis’.

Taxas, Benfica e chineses. O que comprometeu Costa
Notícias ao Minuto

08:25 - 01/04/15 por Notícias Ao Minuto

Política Análise

Lembra-se das “taxas e taxinhas”? Esta afirmação sarcástica do ministro da Economia foi em resposta ao anúncio de António Costa, feito em novembro quando já era líder do PS, de que os turistas iam pagar uma taxa para entrarem em Lisboa.

O segundo episódio no qual o autarca Costa comprometeu o candidato a chefe de Governo Costa é mais recente e diz respeito às taxas urbanísticas cujo pagamento a autarquia previa perdoar ao Benfica.

Em fevereiro, a Câmara aprovou uma isenção de 4,6 milhões de euros a ser aplicada ao clube da Luz, contudo, a decisão foi contestada pela oposição e pela presidente da assembleia municipal (a socialista Helena Roseta) e acabou por ser, esta semana, retirada para reformulação.

Ainda em fevereiro, Costa, o autarca, fez declarações que comprometeram Costa, o candidato a primeiro-ministro. Numa cerimónia realizada no Casino da Póvoa de Varzim, António Costa dirigiu-se a uma plateia de investidores chineses e afirmou que o país está hoje “bastante diferente” do que estava há quatro anos – altura em que PS liderava o governo.

A maioria aproveitou este ‘deslize’ e Alfredo Barroso, um dos fundadores do PS, abandonou a militância do partido na sequência destas polémicas declarações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório