Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Calendário eleitoral: Passos e Cavaco criaram "o caos"

O antigo ministro social-democrata já tinha defendido a antecipação das eleições legislativas e volta a defender que foi uma má ideia não alterar as datas, falando mesmo em “caos”.

Calendário eleitoral: Passos e Cavaco criaram "o caos"
Notícias ao Minuto

12:01 - 31/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Morais Sarmento

No programa ‘Falar Claro’ da Rádio Renascença, Morais Sarmento defendeu que Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho fizeram mal em não antecipara as eleições legislativas previstas para outubro. O antigo ministro defendeu que esta decisão se prendeu com “razões e manias institucionais”, sendo que por causa da proximidade das eleições presidenciais, e com a diminuição dos poderes do Presidente da República o país pode ficar numa situação complicada.

“O caos pré-aceite e pré-determinado, apenas por razões e manias institucionais, que é comum a Cavaco Silva e a Passos Coelho - ' leva-se até ao fim porque é assim, são as regras'. Vai ser o caos [com] a incapacidade do Presidente afirmar o que tem dito”, referiu Sarmento na Renascença.

Porém, apesar das críticas, o social-democrata diz não perceber o porquê de o PS ter centralizado o seu discurso político numa lógica de ataque a Cavaco Silva. “O que me espanta é porque é que o PS já começou no tiro ao alvo ao Presidente” da República, afirma.

Por fim, defende o ex-governante que o crescimento das forças políticas de menor expressão pode atingir nas próximas eleições um valor sem precedentes, antevendo Morais Sarmento que partidos como o Livre ou o PDR de Marinho e Pinto conseguiam, somando os resultados, chegar aos 10% de votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório