Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Políticos no Twitter: Quem é o mais popular?

Um estudo realizado por uma empresa de consultoria em parceria com a Universidade Católica analisou a presença dos políticos na rede social Twitter e os dados podem surpreendê-lo.

Políticos no Twitter: Quem é o mais popular?
Notícias ao Minuto

09:12 - 31/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Redes Sociais

Não é a rede social mais popular entre os portugueses, mas ainda assim tem impacto em termos de formação da opinião política. O Twitter é local de partilha de informação e por isso mesmo motivou um estudo por parte da Universidade Católica.

Se nos dez primeiros lugares de topo não há qualquer figura ligada ao Governo, o figura mais influente nesta rede social é também uma surpresa. Rui Tavares, fundador do partido Livre, é o político com mais seguidores – 114.832.

Em segundo e terceiro lugares estão, respetivamente o deputado João Galamba, do Partido Socialista, e Michael Seufert, do CDS. Carlos Zorrinho, Durão Barroso, Ana Gomes, Paulo Pedroso, Edite Estrela, Joana Amaral Dias e Catarina Martins, por esta ordem, ocupam os restantes lugares no top10.

Estes dados revestem-se de importância acrescida se observados em termos de influência política de esquerda ou de direita. É que oito destas personalidades pertencem ou já pertenceram a partidos posicionados à esquerda.

Se observados os dados em termos das primeiras 20 posições, será de salientar que Pedro Passos Coelho apenas surge na 13ª posição, com 14 mil seguidores e Cavaco Silva, três posições abaixo, com 6.750 seguidores. Além disto, entre sociais-democratas de referir que apenas Carlos Abreu Amorim figura na lista, ocupando o antepenúltimo lugar do top20.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório