Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"O nosso país não respeita minimamente o Parlamento"

Henrique Medina Carreira fez-se acompanhar pelo sociólogo António Barreto, esta segunda-feira, no seu espaço de comentário da TVI 24. O tema em discussão foi o sistema político português.

"O nosso país não respeita minimamente o Parlamento"
Notícias ao Minuto

22:18 - 30/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Medina Carreira

“Na minha concepção de organização democrática, a democracia deve ser como a economia de mercado, em que há a mais alta competitividade. Onde não há competitividade, vem alguma coisa que não presta, o comportamento não é estimulado, a ação não é estimulada”, explicou esta noite Henrique Medina Carreira, no seu espaço de opinião da TVI 24.

O antigo ministro das Finanças fez-se acompanhar pelo sociólogo António Barreto, para fazer uma análise do sistema político português.

“O nosso sistema é um sistema que está a caminho de um bloqueamento total”, adiantou Medina Carreira, acrescentando que “o nosso país não liga nada, nem respeita minimamente o Parlamento”.

António Barreto, por seu turno, apontou para o fenómeno da chegada da televisão à discussão política. “A televisão piorou os parlamentos maus. As pessoas estão aos gritos porque estão a falar para a televisão”, referiu, apontando como exemplo o parlamento inglês.

Quando questionado sobre se a retirada da televisão melhoraria o debate político, António Barreta afirma que “há coisas que quando avançam, não voltam para trás”.

“Se eu pudesse corrigir alguma coisa… A televisão deveria ter certo acesso limitado. Não iria à comissões por exemplo, e no plenário tinha que se ver. Mas há coisas que já não voltam para trás”, indicou o cronista social.

Medina Carreira disse ainda que, de acordo com a sua noção “muito desqualificada de ação parlamentar”, as pessoas já não defendem as suas ideias.

“Eu ouço aquela gente e acho que se eu trocasse os deputados do Bloco de Esquerda pelo CDS e os deputados do CDS pelos do Bloco de Esquerda, assumiam a posição do lugar e não a posição da ideia. Aquilo é 90% forjado. PS e PSD é a mesma coisa, depende do sítio onde estão sentados”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório