Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Maria Luís decidiu entrar em modo farsa. E fez isso sem se rir"

O deputado socialista João Galamba recorda, esta segunda-feira, ao Governo de que “está a celebrar uma retoma” que é precisamente “o contrário do que o próprio Governo sempre defendeu”.

"Maria Luís decidiu entrar em modo farsa. E fez isso sem se rir"
Notícias ao Minuto

15:00 - 30/03/15 por Ana Lemos

Política João Galamba

‘A farsa’ é o título do artigo de opinião que o socialista João Galamba assina hoje no Diário Económico e no qual compara as previsões que constam no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), apresentado em 2011 pelo Governo, com a realidade atual.

Nesse DEO , o Executivo “anunciava ao país que a recessão ia durar apenas um ano” e que “a retoma vinha em 2013”. Mas uma vez em 2015 a conclusão é de que “a recessão” é não só “muito maior” como “mais duradoura do que previsto” pelo próprio Executivo. Pelo que, sublinha, “a retoma que o Governo está a celebrar consegue a dupla proeza de ser anémica e insustentável...”.

Mas face a estes dados, “na passada sexta-feira, a ministra das Finanças”, no Parlamento, “decidiu entrar em modo farsa e acusou a oposição de falhar todas as previsões. E fez isso sem se rir”.

O “crescimento do consumo superior ao crescimento do PIB, crescimento das exportações que é metade do previsto, crescimento de importações que regressou aos níveis pré-adesão à CEE, mais concretamente a 1984 – o ano de 2014 mostra que o Governo está a celebrar uma retoma que é o contrário do que o próprio governo sempre defendeu”, insiste João Galamba.

Por tudo isto, afirma o socialista, “2014 não é o ano do sucesso das políticas do Governo: é o ano em que a economia portuguesa se libertou de parte das políticas de austeridades da maioria e também é o ano em que se confirma que não houve qualquer tipo de transformação estrutural que assegure a sustentabilidade futura da economia portuguesa”.

Por isso, “o objetivo inicial de regressar aos níveis de endividamento de 2011 logo em 2015 foi adiado lá para 2020”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório