Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Aprovada moção de censura ao presidente do PS de Leiria

Uma moção de censura ao presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, José Miguel Medeiros, foi aprovada na segunda-feira, anunciou hoje a candidatura derrotada em eleições a este órgão partidário, liderada por António Sales.

Aprovada moção de censura ao presidente do PS de Leiria
Notícias ao Minuto

14:30 - 17/03/15 por Lusa

Política Federação

Numa nota de imprensa, a candidatura informa que o militante Orlando Rodrigues, da Nazaré, que integrou a lista derrotada à federação, "apresentou uma moção de censura às ações do presidente da federação", justificando a iniciativa por a "moção aprovada em congresso distrital", da candidatura de António Sales, não estar "a ser a base de trabalho do presidente da federação".

Outra das razões invocadas para a moção prendeu-se com "a criação de grupos de trabalho e gabinetes setoriais" sem que houvesse "discussão interna nos órgãos do partido e sem se ter ouvido os presidentes das concelhias".

Acresce, segundo a mesma nota, que "os resultados eleitorais na eleição do presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista não expressam a vontade emanada pelos militantes devido à adulteração do seu resultado".

A moção foi apresentada depois de a Comissão Política Distrital ter votado a lista para o secretariado, submetida por José Miguel Medeiros, que foi chumbada, "por maioria, pela segunda vez".

José Miguel Medeiros, apoiante de António Costa nas primárias do partido, ganhou por sete votos as eleições para a Federação Distrital de Leiria do PS no dia 05 de setembro, derrotando António Sales, que expressou apoio a António José Seguro.

Cinco dias depois, a Comissão Organizadora do Congresso (COC) anunciou a repetição das eleições nas concelhias de Pombal, Óbidos e Alcobaça, tendo o ato eleitoral de Pombal sido remetido para o Ministério Público para apuramento de eventuais ilegalidades.

A repetição das eleições não se realizou e a COC atribuiu a vitória a António Sales.

Em outubro, a então secretária-geral em exercício do PS, Maria de Belém Roseira, determinou a homologação dos resultados de dia 05 de setembro, que deram a vitória a Medeiros.

Um mês depois, no congresso distrital, a moção do presidente da federação foi rejeitada, tendo António Sales conseguido a aprovação da sua moção e listas.

Em fevereiro, a Federação de Leiria do PS apresentou os gabinetes de estudos e autárquico para reforçar a intervenção e articulação políticas no distrito.

Hoje, em declarações à agência Lusa, José Miguel Medeiros, disse não estar disponível "para tricas internas", destacando que continua "concentrado e empenhado em trabalhar e unir o PS".

"Claro que tenho condições [para trabalhar], mas é mais difícil quando uma parte da equipa não quer jogar. As atitudes ficam com quem as pratica", declarou, acrescentando: "Se ganhei umas eleições que foram confirmadas pelos órgãos do partido, por que não terei legitimidade?".

O presidente da federação considerou, ainda, que os seus adversários são os problemas da região, aos quais tem de dar resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório