Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Governo e oposição unidos para criminalizar enriquecimento ilícito

Partidos vão aprovar propostas de todas as forças representadas no Parlamento. Três anos depois do ‘chumbo’ do Tribunal Constitucional, tema volta a ser discutido.

Governo e oposição unidos para criminalizar enriquecimento ilícito
Notícias ao Minuto

10:10 - 06/03/15 por Notícias Ao Minuto

Política Propostas

Mais unidos do que nunca. Assim estão PSD, CDS/PP, PS, CDU e Bloco de Esquerda quanto à questão do enriquecimento ilícito. Todas as forças políticas da Assembleia da República vão ter resposta positiva às suas propostas de criminalização do aumento injustificado dos rendimentos.

A coligação do governo propõe uma pena máxima de 5 anos para os casos em que sejam detetadas diferenças entre o património e o rendimento declarado. Neste caso, o cruzamento de dados deve ser feito pelo Ministério Público.

O PS propõe que o regime seja aplicado a titulares de cargos públicos durante o mandato e até três anos depois do final do mesmo.

A CDU quer que as declarações comecem em patrimónios superiores a 200 mil euros e se apliquem aos casos de subidas superiores a 50 mil euros anuais. Quanto ao Bloco de Esquerda, a proposta é a de investigar situações de desvios superiores a 20% entre declarações e património, sempre que o rendimento for mais de 25 mil euros por ano.

A discussão sobre enriquecimento ilícito volta ao Parlamento três anos depois de ser chumbada no Tribunal Constitucional devido a problemas jurídicos. Após a aprovação na generalidade segue-se a discussão na especialidade, de onde sairá a versão final da lei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório