Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Gil Canha acusa Miguel Albuquerque de ter "matado" o Funchal

O cabeça de lista do PND às eleições na Madeira, Gil Canha, responsabilizou hoje o candidato do PSD, Miguel Albuquerque, de ter transformado o Funchal numa cidade "moribunda" e "em agonia" devido às falências comerciais.

Gil Canha acusa Miguel Albuquerque de ter "matado" o Funchal
Notícias ao Minuto

14:45 - 04/03/15 por Lusa

Política Madeira

Gil Canha disse que o candidato do PSD às eleições de 29 de março, que foi presidente da Câmara Municipal do Funchal entre setembro de 1994 e outubro de 2013, levou à falência de muitas lojas comerciais devido à sua política de apoio à criação de centros comerciais.

"Hoje, viemos a uma rua emblemática da cidade do Funchal, que é a Rua das Pretas, e, infelizmente, é o exemplo daquilo que se passa na cidade, que são ruas cheias de lojas abandonadas, fechadas e com prédios degradados", exemplificou o candidato da Nova Democracia numa ação de pré-campanha eleitoral.

Para Gil Canha, "a cidade do Funchal chegou a esta situação com a Câmara Municipal de Miguel Albuquerque, agora líder do PSD e candidato a sucessor de Alberto João Jardim nas próximas eleições".

O candidato do PND considerou ainda que a "Câmara do doutor Miguel Albuquerque, nos últimos anos, nunca se preocupou em fazer o ordenamento comercial da cidade do Funchal, pelo contrário, criou grandes centros comerciais dentro da cidade que mataram a própria cidade, deixando-a morrer e em agonia".

O desemprego e a deterioração do património edificado são outras responsabilidades que Gil Canha lançou a Miguel Albuquerque.

"A cidade do Funchal está a ficar uma cidade fantasma, uma cidade com vocação turística oferece hoje uma péssima imagem ao passarmos, rua sim, rua não, e verificar que as lojas estão todas fechadas e essa é uma situação que nos preocupa", manifestou.

Segundo o PND, "há que aproveitar a vaga de momento que são os fundos para reabilitação urbana, para reabilitar os centros históricos e a cidade de forma a torná-la viva e não moribunda".

Segundo a direção regional de Estatística da Madeira, em 2014 as sociedades constituídas na região autónoma foram 788 e as dissolvidas 836, a maior parte das quais situavam-se na cidade do Funchal: 584 contra 652, respetivamente.

O PND concorreu, pela primeira vez, na Madeira, nas legislativas regionais de 06 de maio de 2007 com Baltazar de Aguiar como cabeça de lista, tendo, então, obtido 2.931 votantes (2,08 por cento) e elegendo um deputado.

Nas eleições de 9 de outubro de 2011, o PND, com Hélder Spínola Freitas, registou 4.825 votantes (3,27 por cento) e elegeu igualmente um deputado.

O PND é uma das doze forças políticas (nove partidos e três coligações) que concorrem às eleições regionais antecipadas de 29 de março na Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório