Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Turquia é "muito importante" para controlar ameaça terrorista

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que a Turquia tem tido "uma posição importante no terreno" para impedir e controlar movimentos de terroristas, como os do Estado Islâmico.

Turquia é "muito importante" para controlar ameaça terrorista
Notícias ao Minuto

20:57 - 03/03/15 por Lusa

Política Segurança

As palavras do chefe do Governo foram proferidas na conferência de imprensa da primeira cimeira intergovernamental entre Portugal e a Turquia, no Palácio das Necessidades.

Poucos minutos antes, na declaração ao lado do seu homólogo turco, Ahmet Davutolu, o primeiro-ministro português enalteceu o "enorme esforço humanitário" da Turquia no acolhimento de refugiados resultantes dos conflitos na Síria e no Iraque.

"A experiência da Turquia tem sido extremamente positiva para impedir que essa ameaça [terrorista], que não tem, do ponto de vista orgânico, uma consistência que possa ser controlada por muitos Estados que foram perdendo qualquer capacidade sobre o seu território, possa progredir de uma forma mais perigosa", referiu Passos.

Para o chefe do executivo PSD/CDS, "a Turquia tem tido uma posição extremamente importante no terreno para impedir essas ameaças e controlar esse tipo de movimentos".

"Creio que isso é de assinalar e mostra bem como a posição geoestratégica da Turquia pode ser extremamente relevante não apenas no seio da NATO, mas também quando olhamos para a situação da União Europeia", observou.

Na sua intervenção, e após terem sido assinados vários acordos entre os dois países, Pedro Passos Coelho apontou a Turquia como "um parceiro económico, político e diplomático muito importante".

Passos considerou que a economia turca tem "grandes potencialidades" e que existe "uma grande margem de crescimento e aprofundamento" das relações entre Portugal e a Turquia, principalmente no plano económico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório