Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

CDS-PP manifesta-se contra as maiorias absolutas

O CDS-PP/Madeira defendeu hoje, no Funchal, um acordo com as forças políticas sobre questões de regime autonómico e realçou a necessidade de evitar maiorias absolutas de um só partido.

CDS-PP manifesta-se contra as maiorias absolutas
Notícias ao Minuto

19:25 - 28/02/15 por Lusa

Política Eleições na Madeira

"Um partido com maioria absoluta despreza a necessidade de ouvir os outros, fecha-se nos gabinetes e julga-se o único que sabe. Disso estamos cansados", afirmou Ricardo Vieira, número dois da lista de candidatos às eleições regionais de 29 de março, durante a apresentação do programa eleitoral do CDS-PP.

"Não mais um governo arrogante, que não dialoga, que tem a mania que sabe tudo. Não mais regras ditadas de um pedestal que não atendem às pessoas a que se destinam", sublinhou.

Ricardo Vieira, antigo líder e figura de referência do CDS/Madeira, salientou que o programa de governo do partido, o primeiro a ser apresentado no âmbito da pré-campanha eleitoral, é "regionalista e fiel aos valores de sempre do partido".

Em termos económicos, o CDS-PP considera essencial criar incentivos fiscais que, no entanto, só serão possíveis com o fim do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro e com o regresso da autonomia fiscal. "Apesar dos fundos comunitários previstos para os próximos seis anos, o horizonte perspetiva-se muito difícil se não se alterar o relacionamento financeiro com a República", salientou Ricardo Vieira.

O CDS-PP pretende também dinamizar o turismo, o Centro Internacional de Negócios da Madeira, a agricultura, a economia do mar e as pescas. Ao nível das políticas ambientais, um dos destaques vai para a promessa de erradicar o amianto de todos os edifícios públicos da Região.

Ricardo Vieira realçou, por outro lado, que a família e a natalidade são valores que o partido sempre defendeu e considera essenciais, pelo que propõe apoiar as famílias com problemas financeiros e fiscais.

O candidato garantiu, ainda, que com o CDS-PP no governo regional haverá um novo hospital na Madeira e um novo centro de saúde no concelho da Calheta e prometeu encetar um programa que acabe com as listas de espera para cirurgias e para exames.

O setor da educação também está em destaque no programa de governo do partido, sendo que Ricardo Vieira garantiu que o estatuto regional da carreira docente vai ser revisto, bem como a forma de avaliação dos professores e as regras dos concursos. Outra promessa é não ultrapassar os 22 alunos por turma.

A causa animal surge como novidade no programa do CSD-PP, onde consta uma proposta para a criação do Centro Regional de Esterilização dos Animais de Companhia e a determinação em "acabar com a legislação que permite o abate indiscriminado dos animais".

O CDS-PP, cujo cabeça de lista é José Manuel Rodrigues, é uma das doze forças políticas (nove partidos e três coligações) que concorrem às eleições regionais antecipadas de 29 de março na Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório