Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Deputado do PSD lamenta novo episódio "leviano" do FMI

O eurodeputado social-democrata Mário David lamentou, esta sexta-feira, que o Fundo Monetário Internacional (FMI) se tenha comportado, novamente, de forma "leviana", com a divulgação do relatório sobre cortes na despesa, "contraditório" com o seu ‘mea culpa’ sobre a austeridade.

Deputado do PSD lamenta novo episódio "leviano" do FMI
Notícias ao Minuto

16:09 - 11/01/13 por Lusa

Política Declarações

"Há dois relatórios do FMI que são contraditórios. Quer dizer, há uma semana eles fazem um ‘mea culpa' e dizem que se enganam" nos cálculos para estimar o impacto da austeridade, e depois permitem a divulgação de um documento a defender mais medidas, referiu à Lusa o deputado europeu, em Limassol, Chipre, à margem de uma cimeira do Partido Popular Europeu, do qual é vice-presidente.

Mário David lamentou que "este último documento do FMI sobre as propostas específicas para a economia portuguesa não tenha ficado no âmbito das discussões que eles iriam ter com o Governo e tenha sido tornado público".

Apontando que o controverso relatório "deveria ser apenas um documento de trabalho", o eurodeputado sublinhou que "têm que ser os Estados-membros objecto desses mesmos relatórios que têm que definir aquilo que são as suas prioridades, aquilo que á linha que querem seguir".

"Parece que o FMI às vezes comporta-se de uma forma um bocadinho leviana, e esta semana assistimos mais uma vez a um episódio desses", disse.

Comentando as críticas feitas em Lisboa pelo presidente do Parlamento Europeu ao teor do relatório do FMI e à "receita" de demasiada austeridade, o vice-presidente do PPE deixou, por seu turno, críticas a Martin Schulz.

"O senhor presidente do Parlamento Europeu deslocou-se a Lisboa parece que mais em campanha justamente para a presidência da Comissão Europeia do que efectivamente enquanto presidente do Parlamento Europeu, porque nós não o vemos em Bruxelas usar a mesma linguagem, e é pena, porque gostaríamos de ter o seu apoio justamente na busca dessas soluções", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório