Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Recomendações do CNE "provam falhanço" de Crato

A deputada do PS Odete João congratulou-se hoje com as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE), tornadas públicas na segunda-feira, considerando serem a prova do "falhanço das políticas públicas" do ministro Nuno Crato.

Recomendações do CNE "provam falhanço" de Crato
Notícias ao Minuto

19:40 - 24/02/15 por Lusa

Política PS

"Demonstra de forma clara que há uma associação entre as reprovações e a introdução dos exames, nomeadamente no quarto e no sexto anos de escolaridade. Esta situação para a qual o PS sempre chamou a atenção demonstra o falhanço das políticas públicas de Nuno Crato, ao colocar o foco na avaliação e não no essencial - a qualidade da aprendizagem e condições para ela", afirmou, no parlamento.

O presidente do CNE, David Justino, defendeu na segunda-feira que as elevadas taxas de retenção de alunos ("chumbos") são "o problema mais grave do sistema educativo", desejando que o mesmo ocupe a agenda dos partidos e das políticas.

"O conjunto de recomendações vão no sentido de aumentar a autonomia das escolas e dos professores, procurando respostas para o percurso educativo dos alunos", continuou Odete João, acrescentando ser "absolutamente imprescindível que os professores sejam aliviados das suas cargas burocráticas e tenham tempo para se dedicar aos alunos", ao contrário das "políticas seguidas, quer vão no caminho do insucesso e do abandono escolares".

Justino referiu que o fenómeno dos "chumbos" envolve cerca de 150 mil alunos no sistema de ensino (público e privado), com um custo de cerca de 600 milhões de euros, se se admitir que cada aluno custa ao Estado cerca de quatro mil euros por ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório