Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"É nas eleições legislativas que estou concentrado"

O secretário-geral do PS, António Costa, disse hoje que a prioridade do partido são as eleições legislativas e não as presidenciais, manifestando confiança que "no momento próprio" surgirá um candidato da área política dos socialistas.

"É nas eleições legislativas que estou concentrado"
Notícias ao Minuto

18:03 - 14/02/15 por Lusa

Política António Costa

"Estou concentrado naquilo que devo estar concentrado, é nas eleições legislativas que estou concentrado e em que naturalmente o PS estará concentrado, no momento próprio é natural, saudável, que na área política do PS, militante do PS ou sem ser militante do PS, surja um candidato que nos possa devolver o orgulho que Mário Soares e Jorge Sampaio nos habituaram a ter na Presidência da República", afirmou o socialista.

O também presidente da Câmara Municipal de Lisboa falava aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração das piscinas municipais dos Olivais, que ao longo dos últimos anos foram alvo de obras de requalificação.

"Os portugueses sabem isso bem: todos os candidatos a Presidente da República apoiados pelo PS, desde o general Eanes ao doutor Jorge Sampaio e ao doutor Mário Soares, foram sempre Presidentes da República que encheram os portugueses de orgulho", reiterou.

Em tom bem humorado, António Costa disse que a falta de nomes não será um problema, já que tem visto "nos jornais múltiplos candidatos", mas fez questão de sublinhar, por mais do que uma vez, que a sua "preocupação é estar concentrado nas eleições legislativas".

Questionado especificamente sobre os nomes de António Guterres e António Vitorino, Costa sublinhou que "o PS não escolhe candidatos".

"Ninguém pode ser Presidente da República se não tiver muita vontade de ser Presidente da República", considerou.

Perante a insistência dos jornalistas, voltou a responder: "Eu não sei qual é a atualidade do tema, visto que, como sabemos, as primeiras eleições que vamos ter são as eleições legislativas regionais da Madeira, já no próximo mês, e depois teremos eleições legislativas e depois presidenciais".

Sobre o nome da ex-líder do PSD Manuela Ferreira Leite para Belém, Costa desvalorizou e contrapôs que "todos os dias surgem novos nomes".

Já sobre as acusações do secretário-geral do PCP, Jerónimo Sousa, de que os socialistas desejam a maioria para "exercer o poder absoluto", o líder do PS não teceu qualquer comentário, cingindo-se a um impaciente "hah".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório