Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'É preciso Reformar a Política?' Rui Rio responde

O Clube dos Pensadores vai receber na próxima segunda-feira o antigo autarca do Porto, Rui Rio. O tema em debate, lê-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, será a necessidade ou não de uma reforma na política nacional.

'É preciso Reformar a Política?' Rui Rio responde
Notícias ao Minuto

12:33 - 05/02/15 por Notícias Ao Minuto

Política Clube

No próximo dia 9 (segunda-feira), o Clube dos Pensadores, fundado por Joaquim Jorge, vai receber mais um convidado de peso: Rui Rio, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto e por muitos visto como um possível candidato a Belém ou à liderança do PSD.

O debate tem hora marcada para as 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia, e o tema em cima da mesa será se ‘É preciso Reformar a Política?’ em Portugal. A resposta será dada pelo economista e ex-autarca, encarado por muitos portugueses como alguém “austero, poupado e equilibrado”.

Por vezes crítico da atuação de Passos Coelho, Rio tem alimentado nos últimos tempos “uma relação de proximidade com António Costa”, num momento em que, lê-se no comunicado do Clube dos Pensadores, “há um grande divórcio entre os políticos e os portugueses”.

E, acrescenta o documento, “há várias razões para justificar, o facto de a política ser mal vista: atitudes e comportamentos dos actores (políticos); falta do exemplo; excesso de privilégios; impunidade; a não separação entre política e justiça; etc”, serão, por isso, necessárias “novas formas de fazer política e que a cidadania recupere o seu lugar”.

Saliente-se que, com frequência o Clube dos Pensadores promove este tipo de debates sobre temas atuais e de interesse público, tendo já por lá passado figuras como Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Pedro Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Garcia Pereira, Teixeira dos Santos, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório