Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento deu euros a mais aos partidos mas não sabe quantos

Um acórdão do Tribunal Constitucional (TC) emitido em abril de 2013 denuncia o pagamento em excesso aos partidos por parte da Assembleia da Republica, aquando das eleições autárquicas de 2009. Passados mais de cinco anos, a própria Assembleia ainda não sabe quanto a mais pagou, lê-se no jornal i.

Parlamento deu euros a mais aos partidos mas não sabe quantos
Notícias ao Minuto

07:49 - 03/02/15 por Notícias Ao Minuto

Política Autárquicas

Em novembro do ano passado, o i contactou a Assembleia da República e a própria revelou que o processo ficaria concluído “rapidamente”. Entretanto já passaram mais dois meses e as contas estão por fazer desde 2013.

Em causa, explica o jornal, está o pagamento em excesso aos partidos por parte da Assembleia da República durante as eleições autárquicas de 2009, montante que ainda está por apurar e que foi denunciado pelo Tribunal Constitucional (TC) num acórdão em 2013.

De acordo com esse mesmo acórdão, a subvenção estatal atribuída ao Bloco de Esquerda, CDS e PSD “ultrapassa o limite de despesas orçamentais e efetivamente realizadas”, sendo que no caso dos ‘bloquistas’ foi apurado “um total de, pelo menos, 345.605,33 euros pagos em excesso”.

Para o Palácio Ratton, uma subvenção é atribuída em excesso quando a Assembleia da República paga despesas aos partidos que o Tribunal Constitucional, tendo por base o parecer da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), considera que não devem ser tidas em conta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório